Grande Belém

Vacinação antirrábica em Belém espera alcançar mais de 20 mil Pets

O objetivo da ação é controlar a circulação do vírus da doença entre cães e gatos em todo o município de Belém. Foto: João Gomes/comus
O objetivo da ação é controlar a circulação do vírus da doença entre cães e gatos em todo o município de Belém. Foto: João Gomes/comus

A manhã deste sábado, 3, foi de vacinação antirrábica em dois pontos de Belém. A ação é realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e faz parte da 1ª etapa da Campanha de Vacinação de Cães e Gatos contra a Raiva, que tem o objetivo de vacinar mais de 20 mil animais só neste final de semana.

Foram montados dois pontos de vacinação neste sábado, um na praça Dalcídio Jurandir, no bairro da Cremação, e o outro na praça Frei Daniel, no Guamá. O objetivo da ação é controlar a circulação do vírus da doença entre cães e gatos em todo o município de Belém, que neste domingo, 4, leva a vacinação à praça Brasil, no bairro do Umarizal, e no Centro Comunitário Maria Mendes, no bairro da Terra Firme, também das 8h às 16h.

Morador do bairro da Cremação, o assistente administrativo Andrey Cardoso, de 41 anos, levou o cachorro Tobby, de 6 anos, para se vacinar. “Muito importante essa campanha para os nossos pets, tendo em vista que devemos prevenir qualquer doença neles e em nós. Fiquei muito feliz quando soube que íamos ter essa ação aqui no bairro”, comemorou.

A ação de vacinação é destinada somente a cães e gatos. O felino Bobclay, de dois anos, foi levado pelo dono, Vanderclay Vieira, de 46 anos, para tomar sua primeira vacina antirrábica. “Pegamos ele este ano e está se vacinando pela primeira vez. É muito importante a Prefeitura fazer esse tipo de ação para os animais e facilitar a vida dos donos, levando até os bairros”, comentou.

Ato de amor – A  dona de casa, Cristina Pureza, de 56 anos, ficou sabendo da campanha pelas redes sociais. Ela contou que saiu de uma depressão após o falecimento de um ente familiar com a ajuda da alegria proporcionada da cadela Panqueca. “É muito amor envolvido, por isso estou com ela aqui para mais um reforço da vacinação. Estamos com o calendário vacinal em dia”, declarou.

De acordo com o médico veterinário da Sesma, Marcelino Maués, a expectativa é vacinar mais de 20 mil animais no final de semana. “A campanha de vacinação é para trazer essa proteção ao animal contra o vírus da raiva. Esperamos vacinar 20 mil animais este final de semana”.

Para quem ama animal levar o seu pet para vacinar contra a Raiva é somente mais um ato de cuidado com ele. Este foi o caso da doméstica Florismar Silva, de 62 anos. Ela soube da campanha antirrábica por meio de um cartaz no bairro da Cremação e se programou para levar à Praça Dalcídio Jurandir dois pets, uma gata siamesa e uma cadela poodle, ambas como o mesmo nome: Pandora.

“Encontrei a cachorrinha sendo maltratada num lava-jato aqui no bairro. Recolhi imediatamente e todo ano trago as duas para vacinar, para a proteção delas e da família. Estou com elas há dez anos e fazem parte da família”, revela.