Grande Belém

E o 5G? Já chegou por aí? Veja se a nova tecnologia emplacou em Belém

A tecnologia de comunicação móvel promete oferecer velocidade 20 vezes mais rápida que o atual 4g e as operadoras já espalham antenas em Belém. Porém, muitos usuários dizem que não sentem a diferença ainda. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
A tecnologia de comunicação móvel promete oferecer velocidade 20 vezes mais rápida que o atual 4g e as operadoras já espalham antenas em Belém. Porém, muitos usuários dizem que não sentem a diferença ainda. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Pryscila Soares

O sinal da tecnologia 5G foi ativado em outubro do ano passado em Belém. A chamada quinta geração de tecnologia de comunicação móvel foi desenvolvida para oferecer velocidades de dados mais rápidas e uma maior capacidade de rede do que as gerações anteriores, o que possibilita uma melhoria na conectividade para dispositivos e aplicativos. Atualmente, existem 194 antenas instaladas em diversos bairros da capital, que disponibilizam o sinal por meio das operadoras Vivo, Claro e Tim.

A geolocalização das antenas pode ser consultada no Mapa de Antenas no site da Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade. Ao acessar o portal o usuário pode verificar se há antenas instaladas no local consultado.

A tecnologia 5G promete atingir uma velocidade de navegação e download cerca de 20 vezes mais rápida do que a 4G. Os smartphones lançados até o ano de 2020 vinham com suporte de fábrica para a tecnologia 4G, ou seja, não possuem cobertura para a 5G. Mas, os dispositivos móveis atuais já saem de fábrica com a 5G e conectam automaticamente.

USUÁRIOS

A reportagem do DIÁRIO percorreu alguns endereços onde há antenas para verificar o funcionamento da nova tecnologia com os usuários que possuem smartphones projetados para receber o sinal. Dentre as áreas está a Avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, no bairro do Reduto. Lá existem pelo menos duas antenas com a tecnologia, das operadoras Tim e Claro. Apesar de ter um smartphone com cobertura para 5G, o taxista Adriano Campos, 28, conta que, em seu aparelho, o sinal fica instável na área.

“Meu aparelho já veio com o sistema 5G, da operadora Tim, mas fica oscilando o sinal entre 4 e 5G. Agora está no 4G. Aqui na Doca o 5G pega, mas não fica direto, por isso ainda não notei diferença (entre as tecnologias). Comprei o celular há 6 meses”, informa.

Na Avenida Comandante Brás de Aguiar, no bairro de Nazaré, também há duas antenas, sendo uma da Vivo e outra da Claro. Contudo, a empresária Hellen Melido, 46, proprietária de uma loja na avenida, ainda não recebeu o sinal da tecnologia em seu aparelho. A expectativa para captar o sinal 5G é grande, já que a maior parte das vendas do estabelecimento ocorrem de forma online. “No dia a dia o que a gente mais precisa é de uma internet rápida, efetiva e que não te deixe na mão. Eu gosto da minha internet, mas preciso muito dessa agilidade do 5G. Dependemos muito da compra online, então quanto mais rápida será melhor”, garante.

Já a cabeleireira Diva Silva, 52, que trabalha em um salão de beleza localizado na travessa Quintino Bocaiúva, entre Brás de Aguiar e Avenida Nazaré, adquiriu um smartphone da operadora Vivo há quase um ano e conta que o aparelho conecta o sinal 5G em quase todas as áreas da capital.

Diva Silva atesta a funcionalidade do 5G em Belém. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

“Já veio com 5G. Aonde tem antena pega normal. Nem se compara com a 4G. A velocidade melhorou, ligação por WhatsApp, tudo melhora. Facilitou muito a vida para mim, porque em qualquer lugar capta o sinal”, assinala.

OPERADORAS

Em nota, a operadora Vivo informou que já ativou o 5G em 3.5GHz em 58 cidades, seguindo o cronograma definido pela Anatel. “Para os clientes com um smartphone compatível, o 5G já é uma realidade, com uma melhor experiência na utilização e consumo de conteúdo multimídia, como realidade virtual ou alta resolução para jogos online”.

No estado do Pará, o 5G da Vivo está disponível em regiões das cidades de Belém e Ananindeua. Em Belém, a quinta geração da Vivo está presente em áreas dos bairros Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Cremação, Fátima, Jurunas, Marco, Nazaré, Pedreira, Reduto, São Brás, Telégrafo e Umarizal.

Já a operadora Tim já ativou a nova tecnologia em 29 bairros da capital paraense. “Chegamos em Belém com presença em 23 bairros, e hoje nossa cobertura evoluiu para 29 bairros e continuará crescendo gradativamente, tanto em abrangência quanto na qualidade do serviço. Seguimos com um cronograma de implementação que prevê, inclusive, a ampliação da rede para outras cidades”, afirma Graciela Berlezi, diretora comercial da TIM Centro-Oeste e Norte.

A operadora Claro já implantou o sinal 5G em 26 bairros: Batista Campos, Campina, Nazaré, Reduto, Coqueiro, Cremação, Jurunas, Umarizal, São Brás, Bengui, Cabanagem, Fátima, Pedreira, Val de Cães, Carananduba, Chapéu Virado em Mosqueiro, Condor, Marco, Sacramenta, Castanheira, Una, Pratinha, Tapanã, Campina de Icoaraci, Brasília de Outeiro e Baía do Sol em Mosqueiro. “A Claro destaca a importância do Pará e seguirá investindo na ampliação da sua rede 5G no estado e, tão logo tenha novidades, a comunidade e a imprensa local serão informadas”, diz a nota.

PARA ENTENDER A TECNOLOGIA

A tecnologia 5G pode atingir uma velocidade de navegação e download cerca de 20 vezes mais rápida do que a 4G e a sua implementação deve ampliar a cobertura de internet móvel nas localidades mais longínquas do país.

Os smartphones lançados até o ano de 2020 vinham com suporte de fábrica para a tecnologia 4G, ou seja, não possuem cobertura para a 5G. Mas, os dispositivos móveis atuais já saem de fábrica com a 5G e conectam automaticamente.

Para saber se já existe uma antena com a tecnologia 5G no seu bairro, acesse: https://conexis.org.br/ numeros/mapa-de-antenas/.

COMO SABER SE O SMARTPHONE TEM SUPORTE PARA A TECNOLOGIA?

Alguns fabricantes já lançaram celulares com suporte nativo para 5G, enquanto outros fornecem atualizações de software para ativar essa funcionalidade em dispositivos compatíveis (hardware) já existentes.

Para saber se um celular possui suporte para a tecnologia 5G, é possível verificar as especificações técnicas do dispositivo ou procurar por informações no site do fabricante. Alguns celulares exibem uma indicação na tela ou no sistema quando a rede 5G está disponível.

Confira a lista da Anatel com os aparelhos compatíveis com a 5G: https://informacoes. anatel.gov.br/paineis/ certificacao-de-produtos/celulares-em-5g.