Grande Belém

FOTOS: Procissão Luminosa de Fátima atrai milhares de fiéis em Belém

De veículo ou andando, o cortejo seguiu pelas principais vias do bairro que leva o nome da santa, com cânticos e homenagens à imagem. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará
De veículo ou andando, o cortejo seguiu pelas principais vias do bairro que leva o nome da santa, com cânticos e homenagens à imagem. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará

Diego Monteiro

Milhares de fiéis participaram na noite desta sexta-feira, 12, de um dos momentos mais aguardados da programação em alusão a festividade em honra a Nossa Senhora de Fátima: a Procissão Luminosa das Velas. De veículo ou andando, o cortejo seguiu pelas principais vias do bairro que leva o nome da santa, com cânticos e homenagens à imagem. 

A saída da peregrinação aconteceu do Santuário de Fátima, e seguiu pela rua Antônio Barreto, depois pela avenida Alcindo Cacela, passando pela rua Domingos Marreiros e pela travessa Castelo Branco. Em seguida, adentrou nas avenidas Magalhães Barata, José Bonifácio e Duque de Caxias, e finalmente terminou no ponto de partida após uma hora de duração. 

Para Karina Santos, 44, a caminhada é mais do que uma simples tradição. “É um momento de união, de fortalecimento da comunidade e da crença em algo maior, e a procissão é uma prova disso, pois é quando milhares de pessoas de todas as idades, de diferentes origens e crenças, se reúnem em torno de um sentimento comum: a devoção a Nossa Senhora”, afirmou a psicóloga. 

Milhares de fiéis participaram na noite desta sexta-feira, 12, de um dos momentos mais aguardados da programação em alusão a festividade em honra a Nossa Senhora de Fátima. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará

Um carro da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) conduziu a imagem que estava cercada por flores brancas, toda iluminada. Ao percorrer seu caminho, Fátima recebe orações, aplausos e fogos como forma de agradecimento por uma causa recebida. Muitos compareceram também para reforçar aquele pedido que ainda não foi atendido. Uma mistura de sentimentos e emoção. 

“Venho todos anos com apenas um objetivo: agradecer. Agradeço pela vida, pois estar hoje aqui é um milagre depois de tudo que passamos no mundo com a pandemia. Agradecer pela minha família, que ninguém perdeu a batalha para essa doença. Agradecer pelas realizações de sonhos e pelo amor que Deus tem de nós. Agradecer a todas as pessoas e que possamos caminhar para o senhor, com paz no coração”, enfatizou a costureira Olga Lopes, 55.

Tradição 

No bairro de Fátima, conforme a tradição, os residentes se empenharam em decorar as fachadas de suas casas com balões e rosas, como uma manifestação de reverência à santa. Enquanto o cortejo seguia seu curso, várias pessoas saíram de suas residências ou se reuniram nas janelas para assistir à passagem de Nossa Senhora, juntamente com seus entes queridos. 

Segundo os organizadores da Procissão Luminosa das Velas, aproximadamente 300 mil pessoas participaram do cortejo. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará

Dona Maria de Jesus, 56, caprichou nos preparativos. “Todos os anos eu sempre tenho que deixar tudo arrumado para ver ela passar. inclusive, nos dois anos em que a pandemia exigia mais cuidado foi o momento que mais sentimos falta de ornamentar toda a fachada de casa. Vejo que isso é o mínimo que podemos fazer para abrilhantar ainda mais a festa dela”, contou. 

Segundo os organizadores da Procissão Luminosa das Velas, aproximadamente 300 mil pessoas participaram do cortejo, o qual é reconhecido como o terceiro maior da capital paraense. Este ano a caminhada contou com a presença do Terço dos Homens, que formou um cordão de isolamento em torno do veículo que conduziu a imagem, visando proporcionar maior segurança durante todo o percurso. 

Quem participou de toda a programação notou que a novidade este ano está no manto usado pela Imagem de Fátima, confeccionado pelo estilista Antônio José Souza. “Nossa Mãe tá maravilhosa. Linda como sempre. Há 41 acompanho ela nessa caminhada e hoje não será diferente. Vou completar todo o percurso, descalça, nesse que é considerado o nosso segundo Círio. Sou grata por tudo e tudo devo a Nossa Senhora “, frisou a professora, Nazaré Lima, 70. 

Desde o dia 1º de maio, a paróquia de Nossa Senhora de Fátima vem realizando uma série de programações em prol da festividade. O tema deste ano, “Com Maria, caminhamos juntos na alegria do evangelho”, norteou os 14 dias de celebração e chamou os devotos para uma reflexão acerca dos principais problemas no mundo, como as guerras e a falta de amor com o próximo.