O cenário atual e os desafios das periferias de Belém foram apresentados durante o encontro entre o prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues, e o titular da Secretaria Nacional de Política para Territórios Periféricos (SNTP), que ocorreu nesta quinta-feira, 11, no Gabinete Municipal, em Nazaré.
No encontro foram debatidas ações sobre regularização fundiária, saneamento básico e outras iniciativas, que viabilizem desenvolvimento e sustentabilidade para as áreas periféricas da capital paraense. O projeto de urbanização do Igarapé São Joaquim, em andamento pela Prefeitura de Belém, também teve visibilidade na reunião.
A audiência desta quinta-feira foi um dos primeiros compromissos do secretário da SNTP, órgão ligado ao Ministério das Cidades, em Belém. Guilherme Simões está encontra na capital paraense para o lançamento do programa federal Caravana das Periferias, que ocorrerá nesta sexta-feira, 12, na Usina da Paz do bairro do Guamá.
“Com a caravana, queremos dialogar e conhecer as iniciativas que existem em territórios periféricos e buscar possibilidades de integrar essas políticas públicas”, adiantou Guilherme Simões.
O titular da SNTP informou o que motivou a pasta para escolher a cidade de Belém para realizar o lançamento do programa. “Belém foi escolhida pela particularidade amazônida. Entendemos que a periferia brasileira é extremamente diversa e seria interessante começar por uma realidade que por muitas vezes é esquecida ou negada, com é a realidade Amazônica”, explicou Simões.