Pryscila Soares
Com o objetivo de homenagear as mães, que integram o público feminino de doadores de sangue, a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) iniciou ontem (10) e segue até o próximo sábado (13) com uma programação especial alusiva ao Dia das Mães. Já nas unidades do interior do estado, as atividades ocorrem até o próximo dia 19. No hemocentro Belém, a programação inclui apresentações musicais e temáticas, feira, massagem, aromaterapia, palestras e entrega de brindes.
O ato da doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Para atender uma rede hospitalar composta por mais de 200 unidades em todo o Pará, o Hemopa realiza diversas campanhas ao longo do ano. A cada doação são coletados no máximo 450ml de sangue.
A campanha do Dia das Mães é mais que especial para o hemocentro e ocorre anualmente, conforme destacou o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra. “É mais uma campanha especial, que o Hemopa realiza, homenageando as mães. 40% das nossas doações são feitas por mulheres e, dentre elas, milhares são mães. Casar esse gesto de amor e solidariedade com a doação é uma forma de estimular e, principalmente, agradecer essas mães que estão sempre conosco”, disse.
Manter a regularidade do estoque do banco de sangue da Fundação é o principal objetivo das campanhas. “Nós atendemos as demandas hospitalares, temos uma média de 170 doações diárias e precisamos ter sempre um pouco mais, caso haja uma emergência. Essas campanhas estratégicas são para isso: manter a regularidade e a frequência. E são uma forma de conscientizar a população da importância da doação de sangue. É um pequeno gesto de estender o braço e saber que vai salvar até quatro vidas”, pontua o presidente.
DOADORAS
Durante a programação especial iniciada ontem, o Hemopa recebeu a visita de diversas doadoras que também são mães. Dentre elas estava a tenente-enfermeira auditora do Hospital da Aeronáutica de Belém, Alessandra Amintas, 36, que se tornou doadora de sangue há 3 anos. “Sempre achei importante e quis participar. Trabalhei em municípios distantes e, na época, não tinha suporte para que a gente pudesse fazer a doação. Mas quando eu vim para Belém tive essa oportunidade. A gente trabalha e tem demandas que a gente necessita, por isso sabemos da importância que é para cada paciente, nos processos cirúrgicos necessários para reestabelecer a saúde. No meu meio de trabalho isso é fundamental e acho que tem que partir da gente mesmo como profissional”, declara.
Moradora do Guamá, a cozinheira Gleiciane Lopes, 42, é doadora de sangue há mais de 5 anos. “Tem outras pessoas que necessitam, até para a sua sobrevivência. Doando sangue é bom a gente fazer parte disso e ajudar o próximo de alguma forma. Sangue é vida. É muito gratificante, uma sensação muito boa”, assinala a doadora.
SERVIÇO
CAMPANHA
l Na sede, em Belém, a campanha ocorre de 10 a 13 de maio, com apresentações culturais, palestras, feira de exposição, momentos de beleza, entrega de brindes
DIA 11/05
– Acolhimento de caravanas solidárias
– Feira de exposição do Grupo Empodere-se
DIA 12/05
– Acolhimento de caravanas solidárias
– Apresentação musical com grupo Magia das Cordas
– Apresentação do Coral do Hemopa
DIA 13/05
– Entrega de rosas para as mães doadoras, com participação do grupo de palhaços Mercedários
– Apresentação de Cosplay
– Massagem e aromaterapia
Locais para Campanha de Doação de Sangue – Especial Dia das Mães:
Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18 h, e no sábado, das 07h30 às 17h.
Posto de Coleta Castanheira – Rodovia BR-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h; sábados, das 07h30 às 17h, e domingos, das 8h às 15h.
Posto de Coleta Pátio Belém – Travessa Padre Eutíquio, n° 1078, Bairro Batista Campos. Estação Cidadania, 1º Piso do Shopping Pátio Belém. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30.