Grande Belém

Apae promove dia de atendimentos e orientações em saúde

Na Apae, foram feitas avaliações audiológicas e outros atendimentos em saúde. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do pará.
Na Apae, foram feitas avaliações audiológicas e outros atendimentos em saúde. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do pará.

Ana Laura Costa

No último sábado (6), a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão (Insaúde) realizou uma ação social, na sede da Apae, na capital, que ofereceu serviços de atendimento com orientações gerais em saúde, além de avaliação audiológica à população em geral.

Na triagem, os pacientes contaram com equipes de enfermagem, nutrição, odontologia e serviço social. De acordo com a assistente social da Apae, Ana Carolina Salomão, 37 anos, o objetivo principal da ação é fazer a rede de serviços de prevenção e orientação funcionar em prol das famílias dos atendidos e da população em geral.

“Oferecer serviços de saúde, como odontologia e nutrição que, muita das vezes não é acessível à maioria das pessoas, é oferecer acesso, oferecer assistência social. Então, já estamos percebendo esse retorno, muitas pessoas que estão sendo atendidas hoje estavam há tempos tentando uma consulta. A ação está sendo positiva. Essa parceria veio para somar mesmo!”, afirmou.

Essa foi apenas a primeira ação social realizada em parceria com a Insaúde. Segundo o diretor regional, Douglas Baldez, 30, a partir de agora, a ideia é realizar uma ação social a cada mês. “Até o final do ano, provavelmente terão de 7 a 8 ações como essa. Estamos junto com a APAE, de mãos dadas para trabalharmos em prol da assistência social e o acesso à saúde para todos”, completou.

A autônoma Lorena Sampaio, 42, que recebeu atendimento odontológico durante a ação, conta que estava há mais de 3 anos tentando consulta com o odontólogo e não conseguia. “É sempre muito difícil conseguir uma consulta com o dentista, ainda mais que não tenho plano de saúde. Então, agora é aguardar a minha vez e se Deus quiser já saio daqui com o encaminhamento”.

Já a dona de casa Rosângela da Silva, 62, aproveitou para fazer um check up geral e acabou detectando um problema na audição. “Fiz o exame de audiometria e já estou saindo com encaminhamento para o médico especialista”, disse.