Grande Belém

COP 30: Ministério das Cidades discute urbanização e mobilidade para Belém

Ministério das Cidades discute propostas de urbanização e mobilidade para Belém sediar COP-30 em 2025. Foto: Divulgação
Ministério das Cidades discute propostas de urbanização e mobilidade para Belém sediar COP-30 em 2025. Foto: Divulgação

A comitiva do Ministério das Cidades (MCid) esteve em Belém nesta quinta-feira (4) para conhecer sobre os projetos de intervenção na cidade, candidata a sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30) em 2025. Na ocasião, os Secretários Nacionais de Mobilidade Urbana, Denis Andia, e de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé Júnior, foram recebidos pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral.

A comitiva do Ministério das Cidades também contou com a presença do Diretor Substituto de Mobilidade Urbana, Marcos Daniel, do Coordenador-Geral de Mobilidade Ativa, Marcell Costa, e da Diretora de Estruturação do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano Substituta, Cristiana Scorza Guimaraens.

Durante a apresentação realizada por representantes do Estado, os integrantes do Ministério das Cidades puderam conferir as propostas iniciais do Governo do Pará para requalificar diversas áreas de Belém e deixá-las aptas para receber um evento internacional de grande magnitude como a COP-30.

“Viemos a Belém para conferir as ideias que estão sendo desenvolvidas para a cidade poder receber a Conferência do Clima das Nações Unidas daqui a dois anos. Com base no que nos foi apresentado, temos grandes expectativas quanto ao que será feito e plena consciência de que Belém estará à altura do desafio proposto”, destacou Denis Andia.

“É impossível não destacar que o planejamento para Belém ser sede da COP-30 exige muita análise e cautela sobre as próprias características da cidade. A reunião desta quinta mostrou que as autoridades do estado estão empenhadas em fazer mais do que intervenções para o evento global: querem deixar um legado enorme de desenvolvimento urbano sustentável para a cidade”, analisou Carlos Tomé Júnior.

Logo após a reunião na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), a comitiva realizou visita técnica pela cidade para conhecer alguns dos principais pontos que receberão intervenções, requalificação ou construção de novas áreas de convívio e lazer.

Ainda no mesmo dia, a equipe do Ministério das Cidades foi recebida pela Vice-Governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, na sede do governo estadual, onde foram repassadas as estimativas de prazos para a entrega dos projetos consolidados, os quais deverão contar com o apoio e recursos do MCid e do Governo Federal para serem executados.