Grande Belém

Perpétuo Socorro: primeiras novenas atraem 10 mil pessoas em Belém

Representantes da paróquia informaram que em média 10 mil pessoas participaram das novenas. Foto: Ricardo Amanajás
Representantes da paróquia informaram que em média 10 mil pessoas participaram das novenas. Foto: Ricardo Amanajás

Diego Monteiro

Ao longo do dia de ontem, primeira terça-feira do mês, milhares de pessoas foram ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Telégrafo, em Belém, para participar do início das celebrações de maio, período dedicado a Maria. As novenas foram realizadas de hora em hora, e em todas as oportunidades o local ficou lotado.

O movimento começou ainda nas primeiras horas do dia, quando às 5h30, católicos chegaram aos poucos. Com base no histórico dos anos anteriores e observando a capacidade máxima do Santuário, representantes da paróquia informaram que em média 10 mil pessoas participaram ao longo de toda a programação de ontem.

A emoção e gratidão passaram a ser sentimentos comuns entre os fiéis naquele local, que buscaram a paróquia com o desejo de agradecer por todas as graças recebidas ao longo da vida. Este sentimento de amor é normal, geralmente passado de pais para filhos, tanto que muitos carregam até o próprio nome da Nossa Senhora, como é o caso da Maria do Perpétuo Castro, 63.

Segundo a pedagoga, no momento do seu nascimento a parteira deu uma das notícias mais preocupantes para a família: “a menina está atravessada”. “Todos sabem que naquela época isso significava algo muito grave para um bebê, que geralmente não resistia. Foi então que colocaram uma imagem de Perpétuo Socorro próximo da minha mãe e eu nasci, bem, sadia e sem nenhuma sequela”, contou.

“Hoje tenho a honra de ter o mesmo nome da mãe de Jesus e eu faço questão de estar presente na casa dela, agradecendo por ter me salvado, pois o meu nascimento foi um milagre. Acho importante ter esse mês, pois todos sabem da importância da Nossa Senhora, no entanto, ressalto que são homenagens que devem ser feitas sempre”, frisou a Maria.

EMOÇÃO

Diante da palavra ministrada e das canções tocadas, o choro tomava conta dos rostos dos devotos. “Não tem como segurar, pois isso é a maior prova de amor que podemos receber, pois estamos vivos e com saúde”, frisou o microempreendedor Nilson Mendes Cardoso. “Essa paz, quando chegamos aqui envolve qualquer um, e precisamos, pois os últimos dias não foram faceis”, concluiu.

Sempre juntos nas novena, Wilson Martins e Antonia da Silva, 64 e 61 anos, escolheram o dia de ontem para agradecer. “Até conversei com minha esposa que quando chegamos aqui parece que somos carregados de energias positivas. É essa paz, essa sensação gostosa que queremos desejar a todos os paraenses, brasileiros, e porque não, a todos que moram nesse planeta”, pontuou o casal.

Adélia Ribeiro, 34, diz que recebeu o milagre de ser mãe. “Tenho uma história de gratidão por Maria, pois eu não podia ter filhos e quando foi em 2017 fiz uma promessa, sendo que um ano depois eu engravidei. Hoje o meu filho está muito bem e tenho a honra de vir aqui, apresentar ele, pois já se passaram quatro anos e colho o fruto do amor da Nossa Senhora por mim”.