Passageiros reclamam da demora nos ônibus para Mosqueiro

 A medida foi determinada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
 A medida foi determinada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Pryscila Soares

Quem embarcou da capital paraense para o distrito de Mosqueiro, pela Praça Araújo Martins, em São Brás, nesta sexta-feira, 21, enfrentou espera e uma longa fila para ter acesso aos ônibus da linha Mosqueiro-São Brás.

Prontos para aproveitarem a ilha durante o feriado prolongado, alusivo ao Dia de Tiradentes, os passageiros reclamaram da situação, contrariando o anúncio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que determinou o reforço operacional da linha até o próximo domingo (23).

Havia crianças, idosos, jovens e adultos na fila. Alguns chegaram bem cedo para pegar o primeiro coletivo que estava previsto para sair às 7h10, conforme o anúncio da Prefeitura de Belém. Mas, alguns passageiros presentes afirmavam que isso não ocorreu.

Foi o caso do técnico em educação Richard Souza, 48, que esperava pelo coletivo desde 7h e só embarcou por volta das 9h. “Cheguei 7h da manhã. É um absurdo estar aqui desde essa hora e não ter ônibus para a gente. Tem que haver uma mudança, tem que melhorar. O ônibus é justamente para a população que precisa, o nosso ir e vir. Não houve aumento nenhum na frota. Não me arrependo de ter vindo porque vou passear, mas é desconfortante para a gente”, afirmou.

O reforço na frota para Mosqueiro ficou na teoria. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Quem também esperou cerca de uma hora para viajar foi a médica veterinária Alícia Furtado, 24, que estava acompanhada de um grupo de amigos. “Chegamos 8h aqui. Nem sabia que ia ter aumento (da frota), mas demorou bastante e estão superlotados. Nos distraímos na fila com os amigos, mas o calor incomoda. Vamos para o Murubira passar o final de semana”, disse.

REFORÇO

A Prefeitura de Belém, por meio da Semob, determinou o reforço operacional com mais dez ônibus da linha Mosqueiro-São Brás, durante o feriado prolongado, para atender o aumento da demanda de deslocamento da capital para a ilha. Segundo a Prefeitura, ontem e hoje (22), as viagens iniciam às 7h10, partindo do terminal da Praça Araújo Martins, em São Brás, e a última viagem do local está prevista para às 20h35.

Já para o retorno a Belém, com saída do Terminal Maracajá, o reforço operacional ocorrerá na sexta-feira e no sábado, com início às 9h45 e término às 23h10, e no domingo, das 7h10 às 20h35.

Serviço

O valor da tarifa para Mosqueiro é R$ 6,40, sendo a meia-passagem R$ 3,20. Todas as gratuidades previstas em lei são asseguradas.