Grande Belém

Que tal uma sopa de mocotó para dar aquela força?

Muitas pessoas não abrem mão de um bom prato de mocotó
 FOTO: CELSO RODRIGUES
Muitas pessoas não abrem mão de um bom prato de mocotó FOTO: CELSO RODRIGUES

Wesley Costa

A sopa de mocotó é um prato típico da culinária brasileira e que tem sido apreciado há décadas. Rico em colágeno, gorduras boas e proteínas, o alimento produzido tendo como ingrediente principal essa parte do casco do boi, é associado também a diversos benefícios para a saúde. Podendo ser encontrado facilmente pelas ruas, feiras e mercados municipais da cidade, há aquelas pessoas que não abrem mão de um bom prato de mocotó para iniciar o dia.

Próximo ao mercado municipal da Cremação, em Belém, o restaurante da cozinheira Socorro Freitas é parada certa para aqueles que apreciam uma boa sopa de mocotó. Ela conta que as vendas aumentam, principalmente após os finais de semana.

“Na segunda feira a procura é muito grande mesmo porque a pessoa vem para curar aquela ressaca e tudo mais. Mas a sopa de mocotó é um dos pratos que vendo aqui”, diz.

Socorro conta que esse é um prato que não tem muitos segredos na hora do preparo, mas que sempre costuma atender aos pedidos da clientela. “Além do mocotó em si, a gente tem que colocar os temperos para dar um gosto a mais e o cheiro-verde que faz toda a diferença. Também, vale observar o tamanho do corte das verduras e legumes. Aqui, a clientela gosta de um corte bem pequeno mesmo e, às vezes, um preparo misto que é o mocotó com a carne”, revelou a cozinheira.

Sempre acompanhado de uma boa farinha d’água, o mototaxista Alexandre Gonçalves afirma que a sopa de mocotó é um dos seus pratos preferidos. “Não tem alimento melhor para dar aquela despertada para começar bem o dia. Além do sabor, que é muito bom, essa sopa tem mesmo o poder de nos fortalecer e na correria do dia a dia, a gente consegue até ficar até um pouco mais de horas sem comer outra coisa. É tudo de bom!”, afirmou o trabalhador.

RECEITA

Trabalhando com venda de sopas há 25 anos, Maria das Graças de Souza, 73, contou que a receita da sopa de mocotó foi repassada pela sua mãe. Hoje, é a sopa que mais faz sucesso em seu restaurante, localizado no bairro do Guamá. “Seja o mocotó raiz ou misturado com carne, é sem dúvida uma das sopas mais pedidas. Há dias que as pessoas vão bater na porta de casa atrás do mocotó, porque aqui acaba bem rápido mesmo”, disse.

“Uma sopa de mocotó sempre cai bem em qualquer hora do dia. Mas logo pela manhã é ideal para revigorar as forças e encarar a rotina. Sempre costumo vir duas ou três vezes na semana para tomar essa sopa, que é tradicional. Apesar de ser muito saborosa, sabemos que não é qualquer pessoa que sabe fazer esse preparo. Por isso, eu sempre venho no mesmo lugar que é para não ter erro”, diz Osvaldo Lopes, 57 anos.

Entre os benefícios da sopa de mocotó está o fortalecimento do sistema imunológico com nutrientes como o zinco, ferro e vitamina B12, melhora as articulações e a pele, além de ajudar na recuperação muscular após o exercício físico. Além disso, quando cozida com temperos como alho e cebola, as sopas também têm propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.