Grande Belém

Procissão dos Passos encaminha início da Páscoa 

Prefeitura de Belém organiza esquema de segurança viária para as procissões da Semana Santa
Foto: Antônio Melo/Diário do Pará
Prefeitura de Belém organiza esquema de segurança viária para as procissões da Semana Santa Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

Alexandre Nascimento

Centenas de fiéis católicos participaram da Procissão Luminosa com a imagem do Senhor dos Passos, realizada pela Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha, até a Basílica Santuário, em Nazaré, na noite de ontem (5). O momento representa Jesus carregando a Cruz e antecede a Páscoa, uma vez que integra a programação de missas e procissões relacionadas à Semana Santa.

O cortejo de fiéis foi antecedido por uma missa solene na Catedral, onde o Monsenhor Agostinho Cruz, cura da Sé, enfatizou o exemplo de fé deixado por Jesus durante sua vida. “Esse momento é do senhor Cristo, que caminhou com a Cruz sob perseguição e humilhação, mas que se manteve firme na fé. Por isso, é digno de todas as celebrações que envolvem a Páscoa”, disse o Monsenhor.

Após a missa, a imagem do Senhor dos Passos foi conduzida no corredor da igreja que emocionou os fiéis presentes. “Esse é um momento único, observar a santificação de Jesus nesta imagem sendo trazida até nós antes dela ser levada para a procissão. Principalmente para mim, que não tenho condições de acompanhar o cortejo até a Basílica”, disse Cláudia Pires, 71 anos, aposentada.

Em seguida, a imagem do Senhor dos Passos foi conduzida pelas ruas da Cidade Velha, que foram iluminadas pelas velas trazidas pelas centenas de fiéis que participaram do cortejo. “Encaro essa procissão com os olhos da fé, porque representa o caminho de Jesus pela cruz por nós, principalmente nesse período especial de Páscoa”, declarou Paloma Abranches, 38 anos, maquiadora.

A procissão ainda parou em frente à Igreja da Trindade, localizada na rua Gama Abreu, onde reuniu fiéis que esperavam a passagem da imagem para prestar as homenagens ao Senhor dos Passos. “Vim para a missa aqui na Trindade com o objetivo de esperar a passagem desse símbolo, que representa nosso senhor Jesus que sempre será um exemplo de fé a ser seguido, mesmo diante de adversidades”, disse Manoel Guerreiro, 39 anos, representante comercial.

A Procissão Luminosa terminou na Basílica de Nazaré, onde a imagem de Senhor dos Passos ficará em vigília até a Sexta-feira Santa (7), de onde sairá pela manhã em procissão até a Igreja das Mercês, que fica na rua Gaspar Viana, no bairro da Campina, onde irá encontrar a imagem de Nossa Senhora das Dores, para a celebração do Sermão do Encontro, a partir das 10 horas.