Pará

Promotor pede afastamento de Oficial por participação em tráfico internacional de drogas

Promotor Armando Brasil. Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará
Promotor Armando Brasil. Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará

O Ministério Público do Estado do Pará, por meio do promotor de Justiça Militar, Armando Brasil Teixeira, pede afastamento de Tenente da Polícia Militar por suspeita de participação em um suposto esquema de tráfico internacional de drogas.

“Ele fica agregado enquanto corre o Processo Administrativo Disciplinar, o chamado Conselho Especial de Justificação. Na prática, isso significa que o militar deixa de figurar na lista de promoção, ele será remunerado proporcionalmente ao tempo de serviço e, ao cabo do fim do conselho, se for considerado culpado ou incapaz para o serviço militar ativo, deverá ser excluído da corporação definitivamente. Por outro lado, caso seja absolvido, o oficial vai ser reintegrado ao quadro original e vai ter direito a receber de forma retroativa as promoções e os valores devidos ao período de agregação”, explica o Promotor de Justiça Armando Brasil.

O oficial está preso desde julho por causa da operação “Norte Tropical”, que investiga um esquema de tráfico de drogas internacional que partia de um porto de Barcarena (PA) com destino a Portugal, nessa mesma época quatro paraenses também foram presos e dois foram detidos em Lisboa, quando receberam o contêiner que saiu de Barcarena carregado com 320 quilos de cocaína escondidos em uma carga de açaí.