Por meio da 2ª Promotora de Justiça de Mosqueiro, Nayara Santos Negrão, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou vistoria no Hospital Geral de Mosqueiro para constatar a execução de serviços de reparos de goteiras e climatização de salas de enfermaria, objeto de procedimento administrativo instaurado na Promotoria, bem como o bom funcionamento da unidade de modo geral.
A ação, realizada no dia 15 de março, visa dar continuidade às inspeções anteriores. De início, a promotoria constatou que aparelhos de ar-condicionados novos, apesar de estarem disponíveis, não estavam sendo utilizados e que problemas anteriores como o telhado e forro foram trocados, sendo devidamente sanada a irregularidade.
Porém, na ocasião, em visita à Farmácia do Hospital, constatou-se que alguns medicamentos e insumos básicos estão em falta há meses, não tendo sido encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém. Outros remédios, apesar de existentes em estoque, estão em baixo número e levaram meses para serem mandados.
Entre os fármacos ausentes estão amoxicilina, azitromicina, dexametasona e benzetacil de 600mg, além de materiais técnicos como álcool 70%, gaze estéril, luvas, soro fisiológico, entre outros. Todos de uso diário e necessários para os atendimentos e procedimentos realizados no Hospital.
Dentre os encaminhamentos da vistoria, além da devida instalação dos aparelhos de ar-condicionado por parte do Município, a promotoria irá instaurar procedimento para apurar os fatos relacionados ao setor de farmácia, e irá solicitar esclarecimentos e providências à Secretaria Municipal de Saúde de Belém.