Grande Belém

Lavanderias self-service crescem em Belém

Lavanderias self-service crescem em Belém

Cintia Magno

O cliente sai de casa levando consigo um volume de roupas usadas, se dirige aos espaços em que é possível fazer a lavagem e sair de lá, dentro de alguns minutos, com as peças já higienizadas e secas. A cena não é incomum nos seriados e filmes americanos, mas em Belém esse tipo de serviço não era tão frequente. Isso até pouco tempo atrás porque, hoje, não é preciso circular muito para encontrar uma boa quantidade de lavanderias self-service espalhadas pela cidade. Um serviço que, pela demanda de clientes observada nesses locais, tem caído no gosto dos belenenses.

À espera do encerramento do clico de lavagem da primeira remessa de roupas, a servidora pública federal Helena do Carmo, 56 anos, dava andamento a uma rotina que passou a fazer parte das manhãs de sábado há pouco tempo. Depois que a máquina de lavar que ela tem em casa parou de funcionar, enquanto espera a chegada da peça que deverá resolver o problema, ela encontrou nas lavanderias self-service a solução para as roupas acumuladas.

“É a terceira vez que eu uso o serviço e acho muito interessante porque, hoje, os imóveis estão ficando cada vez menores, então, isso é uma demanda que tende a crescer cada vez mais”, considera. “Essa não é uma ideia nova. A gente vê que nos filmes da década de 90 isso já era muito comum nos Estados Unidos. Aqui em Belém eu acho que a chegada desse serviço foi até tardia, mas que bom que chegou porque é muito interessante”.

No self service de lavanderia, você paga por cesto posto para lavar Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Depois de já ter experimentado outras lavanderias, ela encontrou a preferência por uma instalada no bairro da Pedreira, na travessa Humaitá. Habitualmente, ela opta por fazer a lavagem das peças com água quente e também por utilizar o serviço de secagem, principalmente neste período de chuvas mais frequentes em Belém.“Para lavar leva 38 minutos e para secar são 35 minutos, mas às vezes a roupa fica seca até antes disso”, conta, ao explicar como funciona o processo. “Você traz a sua roupa e mede no cesto que eles disponibilizam como medidor. Um cesto é uma lavagem. Aí você vai no totem, paga a lavagem no cartão, e ele libera automaticamente a máquina para você”.

Depois do pagamento e liberação da máquina, o próprio cliente coloca as roupas, fecha e espera a lavagem. A quantidade certa de sabão e de amaciante é liberada automaticamente pela máquina. Ao final, se o cliente quiser fazer a secagem, basta fazer o pagamento e liberar a máquina de secagem, que normalmente fica na parte de cima. Aí é só retirar as roupas da máquina de lavar, colocar na máquina de secar e aguardar o fim do processo que é contabilizado no marcador eletrônico. Para agilizar os afazeres do dia, Helena conta que costuma aproveitar esses minutos para resolver outras demandas. “Eu jogo para secar e atravesso a rua para fazer as compras que eu preciso lá na frente. Antes de terminar de secar eu volto e já pego, então, eu não perco tempo”, conta, ao considerar outra possível vantagem. “A vantagem de secar é muito boa porque se você for comprar uma máquina que lava e seca, não é menos que R$3 mil. Então, é um investimento alto”.

Helena do Carmo Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A vantagem financeira também é citada pela secretária Luciana Nogueira, 48 anos, como um dos motivos que lhe levaram a aderir ao serviço. Mesmo tendo máquina de lavar roupas em casa, ela conta que usa o serviço com frequência.

“Eu acho uma boa para a gente que, às vezes, não tem tempo. Normalmente eu venho durante a semana, à noite, mas depende muito. É bom que abre todo dia, então, quando dá para vir, a gente tem o serviço”, considera. “Além de ser mais prático, é mais econômico porque pelo preço que está o sabão e o amaciante, acaba saindo mais em conta lavar na lavanderia. Eu já estou até pensando em vender a minha máquina”. Desde que a loja frequentada por Luciana abriu também no bairro da Pedreira, na avenida Pedro Miranda, há um ano e meio, a demanda de clientes em busca do serviço só tem crescido.

Empresários do ramo e responsáveis pela unidade, João Santiago e Marcos Rossy apontam que o maior movimento é registrado no período do final da tarde e início da noite, sobretudo em dias chuvosos, quando a secagem das roupas nos tradicionais varais é mais demorada.

Luciana Nogueira

“É um serviço norte-americano que veio para a América do Sul há pouco tempo e que tem sido muito bem aceito porque o custo é baixo e, em uma hora, a pessoa já sai com a sua roupa limpa e seca. Para se ter uma ideia, apenas nessa franquia, em um ano e meio que ela está aqui já são 26 unidades em Belém e ainda não é suficiente porque dependendo do horário fica gente aguardando liberar máquina para usar”, aponta João. “Cada vez tem mais público que passa a aderir porque é muito prático e as máquinas são todas ecoeficientes, já dispensa a quantidade certa de sabão, e seca tão bem que às vezes nem precisa passar”.

Essa facilidade também caiu no gosto do gerente Rafael Bezerra, 29 anos. Apesar de também ter máquina de lavar em casa, ele já utilizou o serviço das lavanderias self-service por oito vezes seguidas e observou uma diferença nas despesas mensais.

João Santiago

“Eu percebi que baixou muito a conta de energia em casa quando eu parei de usar a máquina de lavar. Então, para mim tem sido vantajoso lavar na lavanderia”

considera, ao contar como funciona o processo na lavanderia que ele costuma usar, localizada na avenida Governador José Malcher. “Você cria um usuário e uma senha e pode adicionar créditos para fazer a lavagem. Se você não utilizar todo aquele crédito num dia, já fica lá acumulado e você pode usar em uma outra vez. Então, é bem prático”.

À espera das roupas que lavavam e secavam na mesma lavanderia, a advogada Margareth Ferreira, 46 anos, também destaca a praticidade como um dos motivos que a fazem utilizar o serviço.

“É mais prático porque a gente já sai com a roupa seca, principalmente aqui em Belém que chove muito. E a estrutura que os locais apresentam também é muito bom porque, pelo menos nessa aqui que eu venho, tem um entretenimento (a televisão disponível para os clientes assistirem), tem tomada para você carregar o seu celular, então, atende bem a minha necessidade”, considera, ao contar outras estratégias que a fazem ganhar tempo no dia a dia. “Eu coloco a roupa para lavar e sei quanto tempo vai demorar para ficar pronta, então, eu já entro no salão de beleza que tem bem do lado e já faço o meu cabelo, já resolvo outras coisas. É bem prático”.