Grande Belém

Pronto-Socorro da Augusto Montenegro vai atender urgência e emergência

Nova unidade de saúde será no regime 'portas abertas' e já conta com mais de 80% dos serviços executados na avenida Augusto Montenegro. Foto: Paula Lourinho/Sedop
Nova unidade de saúde será no regime 'portas abertas' e já conta com mais de 80% dos serviços executados na avenida Augusto Montenegro. Foto: Paula Lourinho/Sedop

O novo Pronto-Socorro Doutor Roberto Hesketh Cavalleiro de Macedo está em reta final para ser entregue para a população. Localizado no km 9 da avenida Augusto Montenegro, no bairro do Parque Guajará, em Belém, a unidade será direcionada para atender urgência e emergência, para casos de risco de vida.

O mais novo equipamento de saúde da região metropolitana contribuirá para desafogar o fluxo em outras unidades. A obra é executada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

Com investimento de mais de R$ 145 milhões, a unidade terá 110 leitos em mais de 40 mil metros quadrados. O espaço será dividido em três níveis com subsolo, pavimento superior e térreo, além de um estacionamento com mais de 800 vagas.

As obras com recursos do governo do Estado geraram mais de 300 empregos diretos, além de contribuírem para a remição de pena para custodiados, em regime semiaberto. Conforme prevê o direito penal, presos podem diminuir a condenação sentenciada pelos dias e horas trabalhadas.

A obra já está com mais de 80% dos serviços concluídos. No momento, está sendo executada a montagem da estrutura da passarela de pedestres, da estrutura de escoramento e dos elevadores. Ao mesmo tempo, o espaço passa pela instalação das tubulações de esgoto e a instalação da rede elétrica, além dos serviços como pintura, reboco e assentamento de cerâmica de piso e paredes. A previsão é que a unidade hospitalar seja concluindo no segundo semestre de 2023.