Grande Belém

COVID-19: Veja onde se vacinar em Belém nesta sexta-feira (24/02)

Wesley Costa

Após o feriadão prolongado do Carnaval 2023, a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promove até hoje (24) uma campanha intensa de vacinação contra a Covid-19 na capital e distritos. Os imunizantes estão disponíveis para adultos e crianças em todas as Unidades Municipais de Saúde (UMS), nos hospitais militares e em universidades particulares.

Durante a ação, a 2ª dose da vacina Pfizer Baby estará disponível para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias. Porém, esta dose será feita somente para aquelas que iniciaram o esquema vacinal com o mesmo imunizante. Além disso, a 1ª e 2ª doses da Pfizer Baby também estarão disponíveis para as crianças com comorbidades comprovadas. Já as crianças de 3 a 4 anos, também podem se vacinar com a 2ª dose da vacina Coronavac.

No caso dos adolescentes, a Sesma disponibiliza a 1ª, 2ª e a dose de reforço (3ª dose) da vacina Pfizer para a faixa etária de 12 a 17 anos. O segundo reforço (4ª dose) está disponível apenas para pessoas de 18 a 59 anos. Para o público de 5 a 11 anos, a Sesma informou que aguarda o recebimento do imunizante pediátrico para colocá-lo à disposição nas unidades.

TRANQUILIDADE

Ontem (23), primeiro dia da campanha especial, o DIÁRIO percorreu alguns postos de vacinação para registrar o movimento de pessoas em busca dos imunizantes. Na UBS do Portal da Amazônia, por exemplo, não havia filas de espera para quem foi até a unidade se vacinar. No posto montado na Unama da Alcindo Cacela, a manhã também foi tranquila.

O maior fluxo de procura pôde ser visto na UBS de Fátima. Segundo o setor de Enfermagem, muita gente tem buscado se vacinar nos últimos dias, sendo as crianças o maior público. Dona de casa, Marta Silva, 57, recebeu a sua 4ª dose da Pfizer. Ela afirma que não vacila quando o assunto é saúde. “É uma preocupação muito grande que devemos ter, principalmente após esse período de folia que aglomerou bastante gente, né? Em casa, todo mundo está vacinado e a gente vem seguindo as recomendações desde o início da campanha. Saúde é coisa séria e não dá para deixar as coisas para depois, principalmente nessa idade”, contou.

A enfermeira Mayara Araújo, 31, também garantiu sua dose de reforço contra o coronavírus. Mãe de uma bebê, ela lembra que os riscos de não se imunizar podem comprometer também a saúde das crianças. “Para gente que é mãe é muito importante manter a carteira em dia também. No caso da Covid, contrair a doença pode prejudicar muito o bebê, já que nem amamentar você pode. Fora outros fatores de risco”, reforçou.

SERVIÇO

Nesta sexta-feira (24), os imunizantes da Pfizer Baby estarão disponíveis em todas as UMS da capital e também nos distritos de Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro e Cotijuba, das 8h às 17h.

Já as vacinas para adultos estarão em todas as UBS, de 8h às 17h, além de hospitais militares ou universidades.

Hospital Geral do Exército: de 9h às 12h;

Hospital da Aeronáutica: de 8h às 11h e de 14h às 17h;

Unifamaz: de 9h às 17h;

Unama Alcindo Cacela e UEPA José Bonifácio: de 9h às 17h.