Grande Belém

Sem nada para fazer no Carnaval? Aproveite para curtir Belém!

Belém oferece muitas opções de diversão
FOTO: ANTONIO-MELO
Belém oferece muitas opções de diversão FOTO: ANTONIO-MELO

Ana Laura Costa

Na contramão da folia, há quem prefira o feriadão de carnaval sem aglomerações para curtir o sossego da cidade sem trânsito, filas e barulho. Mas dá para curtir longe dos confetes, purpurinas e bloquinhos típicos do período carnavalesco? Com certeza!

Entre os pontos turísticos da cidade em que se pode ouvir uma boa música, curtir o pôr do sol e sentir a brisa que vem do rio, destaca-se a Estação das Docas. O complexo cultural que abriga uma variedade de restaurantes que proporcionam experiências gastronômicas acompanhadas de cervejas geladas e boas companhias. É aberto ao público e manterá o horário normal de atividades durante o período do carnaval.

Lívia Amaral, 43, e Edith Matos, 45, estão há mais de uma semana na cidade e já retornam para São Luiz, no Maranhão, na próxima segunda-feira (20). Entre fotos e momentos que ficaram na memória, o casal aproveitou a tarde de quinta-feira (16) para visitar o espaço e a enfermeira Edith, que está conhecendo Belém, está encantada.

“Já conheci o Theatro da Paz, e é maravilhoso! Hoje estou conhecendo a Estação das Docas e estou encantada com este lugar, tão próximo do rio. A gente lê nos livros mas nem imagina o quanto esse rio é imenso, estou muito apaixonada. A cidade toda pulsa cultura e fé, voltarei mais uma vez, com certeza”, comenta.

Já a musicista Lívia, que já conhecia a cidade, revela que está matando a saudade e tem uma relação de amor com Belém. “A cada visita, a gente descobre algo novo e um encantamento diferente, fora toda a culinária que esse lugar nos proporciona, chega a gente já sai com um sal de frutas na bolsa”, brinca.

Outro casal que aproveitou a tarde tranquila na Estação das Docas, foram os engenheiros civis Samara Printes, 32, e Hudson Souza, 34. Os dois moram no município de Oriximiná e estão na capital há uma semana para um tratamento hospitalar que Samara está fazendo.

Entre uma selfie e outra para admirar a paisagem, Printes conta que os lugares são bem diferentes do que eles estão acostumados a visitar em Oriximiná, na mesorregião do Baixo Amazonas. “Nós já conhecemos todo o Complexo Feliz Lusitânia e é a primeira vez que estou aqui, conhecendo a Estação. Está sendo muito bom e a tarde está sendo bem aproveitada”, ressalta a engenheira civil.

 

Confira lugares para aproveitar o feriadão

  • Estação das Docas

Endereço: Av. Boulevard Castilhos França, Belém

  • Mangal das Garças

Endereço: R. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha

  • Parque Estadual do Utinga Camillo Viana

Endereço: Av. João Paulo II, S/N – Curió Utinga

  • Complexo Ver-o-rio

Endereço: Av. Marechal Hermes, 1374 – Umarizal

  • Praça da República

Endereço: Av. Presidente Vargas, 814 – Campina

  • Praça Batista Campos

Endereço: Tv. Padre Eutíquio, S/N, Belém

  • Orla de Icoaraci

Endereço: Endereço: Rua Siqueira Mendes, Icoaraci

  • Porto Futuro

Endereço: Bairro do Reduto, Belém

Carnaval Secult

Na quinta-feira (16), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), divulgou uma lista de espaços, com dia e horário de funcionamento, que são ótimas opções de lazer e tranquilidade, para aproveitar longe do tumulto do carnaval.

  • Estação Cultural de Icoaraci: abre no final de semana, dias 18 e 19, em horário normal de 9h às 17h. Segunda e terça-feira, dias 20 e 21 estará fechado, quarta-feira, 22, abre a partir das 12h.
  • Theatro da Paz: abre no final de semana, dias 18 e 19, das 9h às 11h, fechado na segunda, terça e quarta-feira de carnaval, dias 20, 21 e 22.
  • Museus e Memoriais do Complexo Feliz Lusitânia:

No domingo,19, funcionará normalmente, das 9h às 17h. Na segunda-feira, 20, os equipamentos estarão fechados para manutenção e abrem normalmente, a partir de terça, 21.

  • Parque da Residência: abre normalmente no sábado e domingo, dias 18 e 19, das 9h às 17h; fecha segunda, 20 e abre na terça e quarta-feira, dias 21 e 22.
  • Parque Urbano Porto Futuro: abre normalmente das 6h às 22h (com entrada até 21h30).
  • Arquivo Público: fechado durante o carnaval, abre na quinta-feira, 23.