Ana Laura Costa
A Infraero estima um fluxo de mais de 60 mil pessoas e 445 voos pelo Aeroporto Internacional de Belém, entre a sexta-feira (17) e a quinta-feira (23) de Carnaval. O movimento de passageiros que deverão viajar nesse período carnavalesco representa um crescimento de 2% em relação ao ano anterior, quando 59 mil pessoas passaram pelo aeroporto da capital.
Mas nem só do feriado de Carnaval vivem os viajantes. Tem gente que aproveita o feriadão para fazer algo a trabalho, visitar parentes, entre outras questões. Na tarde de quarta-feira (15), o movimento ainda estava tímido no aeroporto de Belém.
Thiago Freitas, 24, natural de Itaituba, no sudoeste paraense, aguardava o horário do voo para Fortaleza. O objetivo da viagem nada tem a ver com o período de festas, e sim para comprar roupas na capital cearense e turbinar o próprio negócio. “Faz parte da minha rotina, sou dono de uma loja em Itaituba e aproveito a época para viajar a trabalho e abastecer o estoque”, comenta.
Há quem aproveite o período para visitar os parentes também. É o caso da macapaense e auxiliar de enfermagem Raissa Coutinho, 23, que passou 15 dias em Capanema com a família do esposo, Lucas Oliveira, 24 e a pequena Lara Maria, 3 anos, filha do casal.
No saguão do aeroporto, a família aguardava a hora do embarque e, de acordo com Raíssa, o maior bloco de rua de Macapá, “A Banda”, será o destino final neste Carnaval. “Eu gosto do Carnaval de lá e esse final de semana já começa, não é? O bloco “A Banda” é tradicional e sempre participo”, conta.
Esse retorno do Carnaval, sem restrições impostas pela pandemia da Covid-19, está sendo convidativo para muitos que querem aproveitar de maneira diferente e conhecer outros bloquinhos.
Após uma visita em Macapá para visitar a mãe, o agente socioeducativo Ricardo Gaspar, 27, chegou em Belém e revela que vai aproveitar o Carnaval para conhecer o tradicional bloco Rabo do Peru, que sairá às ruas na Quarta-feira de Cinzas, no distrito de Icoaraci. “Vai ser a primeira vez que vou participar do bloco, é a volta do Carnaval valendo, não é? Tem que aproveitar! ”, diz.