
O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta quinta-feira, 23 de outubro, as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025. São mais de 58 mil oportunidades distribuídas em 10.319 cursos de graduação em 690 instituições privadas de ensino superior.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 30 de outubro, pelo portal Acesso Único. O financiamento cobrirá as mensalidades do segundo semestre de 2025, desde que o aluno mantenha frequência mínima de 70%.
Podem se inscrever candidatos que tenham participado do Enem a partir de 2010, obtido média superior a 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação, além de renda familiar mensal per capita de até três salários-mínimos. Não são aceitas inscrições de treineiros.
O edital reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo, inscritos no CadÚnico, conforme o Fies Social. Esses estudantes poderão obter financiamento de até 100% dos encargos educacionais. Também há cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, em proporção à população de cada estado, segundo dados do IBGE. Pessoas com deficiência precisam apresentar laudo médico com o código da Classificação Internacional de Doenças (CID).
O resultado da pré-seleção será divulgado em 4 de novembro, com chamada única e lista de espera. Os pré-selecionados devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição entre 5 e 6 de novembro para validação das informações.
Entenda o FIES
Em 2025, o MEC já havia ofertado mais de 112 mil vagas nos processos regulares do Fies. As vagas não preenchidas são ofertadas novamente neste processo final do ano. Criado pela Lei nº 10.260/2001, o Fies financia cursos de graduação em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Editado por Luiz Octávio Lucas