Grande Belém

CARNAVAL 2023: Escolas do Grupo 2 desfilam na Aldeia Cabana. VÍDEO!

Em 2024, o carnaval será realizado no mês de fevereiro e de março. Foto: Antônio Melo
Em 2024, o carnaval será realizado no mês de fevereiro e de março. Foto: Antônio Melo

Alexandre Nascimento

As oito agremiações do grupo 2 abriram o Desfile Oficial das Escolas de Belém do Carnaval 2023, promovido pela prefeitura, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), na noite desta sexta-feira (10), na Aldeia Cabana David Miguel, no bairro da Pedreira. A festa carnavalesca retorna à passarela, após dois anos devido a pandemia da Covid-19, e contou com grande público nas arquibancadas.

Escolas do grupo 2 abrem Desfile da PMB. Foto: Antônio Melo

As escolas de samba que participaram do desfile foram a Mocidade Olariense, Mocidade Unida do Benguí, Boêmios da Vila Famosa, Império Jurunense, Cacareco, Coração Jurunense, Habitat do Boto e A Grande Família. As agremiações lutam pelo título, uma vez que apenas a escola campeã garante o acesso ao grupo especial do carnaval, ano que vem.

“Foram meses de ensaio, mas agora é a hora da verdade. Nossa escola veio de Icoaraci, para o carnaval de Belém, para fazer bonito na avenida e, quem sabe, ser campeã do grupo 2. Todos estão empenhados, desde a bateria, como as passistas, mestre sala e porta bandeira, e todos os outros brincantes”, declarou Josiane Monteiro, integrante da bateria da Mocidade Olariense.

E as escolas animaram o público, que lotou as arquibancadas da Aldeia Cabana David Miguel, sobretudo os torcedores das escolas que desfilaram. “A gente veio torcer por nossa escola, mesmo vindo do Bengui, por amor ao carnaval. Está tudo bonito, então é uma noite para festejar com muito samba”, disse Roberto Dutra, 34 anos, torcedor da Mocidade Unida do Bengui.

O desfile também foi prestigiado pelos moradores que moram nas proximidades da Aldeia Cabana, principalmente os que aproveitaram para empreender em vendas de comida e bebida. “A Pedreira voltou a ser o bairro do samba e do amor, com a volta do desfile depois de dois anos. E, se a gente puder curtir não apenas assistindo a apresentação das escolas, mas também ganhando dinheiro é melhor ainda”, declarou Rita Mendes, 45 anos.

Na noite deste sábado (11), a passarela do samba irá abrir alas para o desfile de cinco escolas de samba do grupo 1. No final da tarde de amanhã (12), as outras cinco integrantes completam as apresentações.