Grande Belém

Vendas em alta! Procura por fantasias surpreende o comércio

Busca por adereços e artigos carnavalescos está intensa e vai garantir um ótimo mês para as lojas. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará
Busca por adereços e artigos carnavalescos está intensa e vai garantir um ótimo mês para as lojas. Foto: Ricardo Amanajás / Diário do Pará

Ana Laura

Começou o corre-corre em busca da fantasia perfeita para curtir o Carnaval. Na tarde de ontem (10), a movimentação de clientes era intensa nas ruas do centro comercial de Belém e muitos já garantiram os seus adereços para curtir os dias de folia. Os comerciantes das lojas especializadas em artigos temáticos já falam em superação da expectativa de vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.
“As vendas estão superando as expectativas, graças a Deus! O mês de janeiro foi bem devagar para nós, mas quanto mais chega próximo do Carnaval, mais o povo corre para comprar o que precisa e garantir sua fantasia”, revela a gerente de loja Simone Miranda, 55.
Neste Carnaval, o que vem chamando a atenção da gerente é a alta procura por adereços carnavalescos para crianças, o artigo que têm mais saída são as máscaras infantis. Além disso, outra tendência é a customização de abadá, itens como lantejoulas, paetês, aljofres e fitas são os queridinhos dos clientes que pretendem dar aquela diferenciada no estilo para curtir os bloquinhos.
“A procura por máscaras infantis foi uma surpresa para a gente, de verdade. Mas isso mostra que as famílias querem curtir o Carnaval e as crianças não ficam de fora. Agora as pessoas que vão curtir os blocos e compraram abadás estão vindo muito atrás de itens que enfeitam as roupas, mas só para isso, elas acabam usando fitas e aljofres para personalizar acessórios como brincos também”, comenta.
De fato, depois de dois anos sem folia, os brincantes estão colocando toda a criatividade para jogo. O fotógrafo, Djair Barreto, 27, que vai curtir o Carnaval Florianópolis e viaja ainda hoje em destino à cidade, aproveitou a tarde para pesquisar os adereços nas lojas do comércio de Belém e montar sua fantasia de cowboy. “A tendência esse ano é customizar, sabe? Estou atrás de chapéu, fita espelhada, algo assim, bem brilhante. Estou produzindo uma fantasia de cowboy bem despojado”, ressalta.

ENTUSIASMO

Os foliões de primeira viagem também estão empolgados para o primeiro grito de Carnaval. A estudante Eduarda Vitória Brito, 16, é natural do município de Maracanã e pretender curtir a festa junto à família. Entusiasmada porque encontrou uma fantasia do seu gosto, que homenageia a personagem da DC, Arlequina, comenta que a maquiagem é o diferencial. “É o primeiro ano que vou participar do Carnaval e vai ser na cidade em que nasci, junto com a minha família. A fantasia não tem muito segredo, é só caprichar na maquiagem da Arlequina, já tenho tudo o que preciso para fazer em casa e aproveitar! ”.
Mas há quem invista em fantasias que reforcem a região amazônica e toda sua peculiaridade. É o caso da cantora Joelma Kláudia, 48, natural de Altamira, município da região sudeste do Estado, que vai cantar fantasiada pela primeira vez no próximo domingo (12), no bloco Minha Boca Treme, idealizado pelo cantor e artista multimídia, Jeff Moraes.
A artista bateu perna nas ruas do comércio atrás de adereços para montar sua fantasia de “Chá de Tamaquaré”, que já virou até música na voz de Dona Onete. Intitulada de “Feitiço caboclo”, a letra diz que: “o chá do tamaquaré é um chá muito louco, é um feitiço caboclo que só tem no Pará”.
“Já estamos na terceira loja atrás dos artigos para montar minha fantasia que deve trazer referência à região amazônica. Já cantei em muitos carnavais, mas essa é a primeira vez que estarei toda montada, ansiedade a mil”, finaliza.