Confira os destaques da coluna Alepa Em Pauta desta quinta-feira (09)

Pará - Alepa em Marabá

A Assembleia Legislativa do Pará promoveu, em Marabá, mais uma edição do projeto Alepa Itinerante – COP30, levando a estrutura do parlamento estadual para o município do Sudeste paraense. A programação começou logo cedo, com serviços de cidadania oferecidos à comunidade, seguiu com audiência pública e culminou, à tarde, na realização da 30ª Sessão Ordinária do 2º Período do 3º Ano Legislativo da 61ª Legislatura, de forma simbólica, no plenário da Câmara Municipal. O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), ressaltou que a iniciativa amplia o diálogo entre o Legislativo e a população. Durante a audiência pública, realizada pela manhã, lideranças locais e representantes de diversos segmentos sociais apresentaram demandas relacionadas a áreas como mobilidade, saneamento, moradia e serviços básicos. A escuta serviu como preparação para a sessão plenária, quando os parlamentares levaram as discussões para dentro do espaço municipal, reforçando o caráter participativo da iniciativa. 

Intolerância religiosa

Líderes religiosos de matriz africana participaram de uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Pará, convocada pelo deputado estadual Dirceu Ten Caten (PT), cujo objetivo foi denunciar o aumento de episódios de racismo, perseguição e violência contra seus espaços sagrados e praticantes no estado, especialmente em Belém. A sessão foi motivada por uma decisão judicial de novembro do ano passado, que determinou o fechamento do terreiro de umbanda Casa Mãe Mariana, localizado no bairro de Canudos e liderado há quatro anos pela mãe de santo Jussilene Natividade Maia, conhecida como Mãe Ju. A ordem judicial resultou de denúncias de perturbação sonora feitas por uma vizinha.

Produção de açaí

A cadeia produtiva do açaí enfrenta desafios estruturais marcados pela desigualdade e pela ausência quase total do Estado. Este é o diagnóstico apresentado pelo Relatório Final do Grupo de Trabalho sobre a Crise do Açaí no Pará, lançado ontem, dia 8, no Auditório João Batista, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O documento é resultado de 120 dias de trabalho do Grupo Temporário de Trabalho para a Crise do Abastecimento de Açaí no Estado do Pará (GT do Açaí), instituído pela Portaria nº 01/2025 da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, da Pessoa com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e das Minorias (CDHDC-Alepa), presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT).

Roteiro cultural

O Círio de Nazaré, patrimônio cultural e imaterial brasileiro, ganhou sua segunda edição do Roteiro Cultural e Histórico do Círio, um guia para conhecer pontos turísticos relacionados à maior manifestação de fé dos paraenses. A iniciativa, novamente, é da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL), presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Os exemplares estão sendo distribuídos gratuitamente em pontos estratégicos de Belém. O lançamento oficial foi na Alepa, com pocket show da cantora Alba Mariah acompanhada pelo pianista Edgar Matos.

Outorga de comenda

A imagem peregrina da Virgem de Nazaré será recebida na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta quinta-feira (9), com honras de Chefe de Estado. A imagem participará da Sessão Solene de Outorga da Comenda do “Mérito Legislativo Nossa Senhora de Nazaré”. A celebração integra as homenagens do Poder Legislativo à Rainha da Amazônia. O momento é único para os servidores católicos do Poder Legislativo, já que a fé, a devoção, a gratidão e o amor fazem parte de uma das maiores festas religiosas do Brasil. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorre sempre no segundo domingo de outubro, em Belém.