
Durante fiscalização realizada no domingo (6), a Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) apreendeu uma carga irregular com mais de 370 garrafas de bebidas alcoólicas em um posto fiscal de Marabá, no sudeste do estado. A apreensão foi feita por fiscais da Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no posto localizado no km 9 da Rodovia Transamazônica.
Foram apreendidas:
- 96 garrafas de uísque,
- 60 garrafas de gim,
- 84 garrafas de vodca e
- 130 garrafas de champanhe.
A carga, avaliada em R$ 217.615,24, saiu de São Paulo com destino declarado ao Rio de Janeiro, mas, segundo o motorista e documentos encontrados com ele, o destino real era Belém.
“Durante a abordagem, o condutor apresentou duas notas fiscais com natureza de operação como ‘Remessa para Bonificação’. Após conferência física e análise dos documentos, identificamos divergências que descaracterizam as notas fiscais. O material estava, de fato, sendo transportado para Belém”, explicou o coordenador Cicinato Oliveira.
Foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 158.911,50, referente à cobrança do ICMS e multa pela irregularidade.