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Cliente cancela pedido no iFood e acaba com a polícia em casa

Cliente é indenizado em R$ 10 mil após ter a polícia chamada por cancelar pedido no iFood

Cliente é indenizado em R$ 10 mil após ter a polícia chamada por cancelar pedido no iFood
Cliente é indenizado em R$ 10 mil após ter a polícia chamada por cancelar pedido no iFood

Um caso inusitado envolvendo o cancelamento de um pedido de sushi terminou com uma condenação judicial contra o iFood. A 14ª Vara Cível de Campo Grande determinou que a plataforma de delivery indenize em R$ 10 mil um cliente que teve a polícia chamada à sua residência após um erro na entrega. A decisão, divulgada na última quinta-feira (18), ainda cabe recurso.

O episódio aconteceu em março de 2023, quando o advogado de 25 anos recebeu um pedido com itens trocados. Após registrar a reclamação, o aplicativo estornou o valor de R$ 95 e ofereceu um cupom de desconto. Segundo a sentença, o restaurante foi informado da solução, mas, por falha da plataforma, não recebeu os detalhes sobre o cancelamento.

Sem saber que o reembolso havia sido autorizado, o proprietário do estabelecimento ligou para o cliente em tom agressivo e, em seguida, foi até a residência do consumidor acompanhado de policiais militares. Diante da situação, o cliente pagou R$ 80 ao comerciante, mesmo após o estorno.

Na decisão, o juiz Marcus Vinícius de Oliveira Elias reconheceu que houve falha na comunicação por parte do iFood, o que resultou em constrangimento e abalo psicológico ao cliente, que já estava em tratamento terapêutico e mudou de endereço após o ocorrido.

“O autor foi surpreendido com a presença da polícia em sua casa por conta de um problema já resolvido no aplicativo. A omissão da empresa configurou dano moral além do mero aborrecimento”, afirmou o magistrado.

A Justiça negou o ressarcimento do valor pago diretamente ao restaurante, já que o cliente retirou a ação contra o estabelecimento. A indenização de R$ 10 mil deverá ser corrigida monetariamente e acrescida de juros legais.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.