Pará - Durante a sessão desta terça-feira (26) da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), que está em andamento desde as 9h, os deputados estaduais Lívia Duarte (PSOL), Carlos Bordalo (PT) e Maria do Carmo (PT) prestaram homenagem ao Mestre Damasceno, renomado artista popular, e lamentaram sua morte ocorrida neste mesmo dia em Belém. Os parlamentares solicitaram um minuto de silêncio em memória do mestre.
Homenagem a Mestre Damasceno
Mestre Damasceno, cujo nome civil era Damasceno Gregório dos Santos, nasceu em Salvaterra em 22 de julho de 1954 e faleceu na madrugada de 26 de agosto de 2025, aos 71 anos, vítima de complicações de um câncer . Figura central da cultura marajoara, foi mestre de Carimbó e criador do Búfalo-Bumbá, uma forma de folguedo junino derivada do boi-bumbá e inspirada nos búfalos típicos do Marajó . Ao longo de sua trajetória, recebeu diversas honrarias, como a declaração de sua obra como patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará (Lei nº 10.141/2023), a Comenda Eneida de Moraes, e, em 2025, foi agraciado como Comendador da Ordem do Mérito Cultural (OMC).
Homenagem também a Diogo Seixas Conduru
A homenagem também incluiu o pedido do deputado Nilton Neves (PSD), que mencionou o falecimento do advogado e ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), Diogo Seixas Conduru, ocorrido no domingo, 24 de agosto. Conduru tinha 42 anos e atuava como advogado; sua morte foi lamentada por familiares e setores jurídicos.