CONHEÇA SEUS DIREITOS

Dia dos Pais: saiba quais são seus direitos na hora de trocar presentes

Confira um guia prático para garantir seus direitos na troca de presentes do Dia dos Pais, com orientações para compras em lojas físicas e online, prazos e onde buscar ajuda no Pará.

  Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Segundo o levantamento Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de 18 milhões de brasileiros pretendiam presentear alguém no dia dos pais de 2025. Após a data, o alerta dos órgãos de defesa do consumidor é para os itens que não couberam ou apresentam defeito depois da entrega. O DIÁRIO preparou um pequeno guia para auxiliar o cidadão sobre os direitos e deveres na hora da troca.

Compras em lojas físicas

Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), no caso de compras feitas em lojas físicas, o estabelecimento não é obrigado a trocar produtos sem defeito, como camisas de tamanho diferente, por exemplo. Porém, a maioria das lojas oferecem a possibilidade de troca pensando no relacionamento com o consumidor. Por isso, no ato da compra, o consumidor precisa se informar sobre o prazo e as condições para troca. Umas das exigências é a nota fiscal e a etiqueta intacta na roupa.

Outra dica do Idec é sobre os produtos com defeito aparente, ou seja, aquele que pode ser constatado facilmente, como um risco na superfície de um freezer. Nesse caso, é possível solicitar a troca diretamente à loja, ao fabricante ou à assistência técnica. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os prazos são:

  • 30 dias para produtos não duráveis, como produtos alimentícios e flores, por exemplo;
  • 90 dias para produtos duráveis, como um automóvel ou uma máquina de lavar roupas, que podem ser utilizados várias vezes durante longos períodos; esse prazo se inicia a partir da data de entrega efetiva do produto.

No caso de produtos com vício oculto, ou seja, com um defeito que não se consegue constatar de imediato e que surge repentinamente com a utilização do produto, os prazos são de 30 dias para produtos não duráveis e de 90 dias para produtos duráveis, a partir da data em que o defeito é detectado pelo consumidor.

Compras pela internet 

Já nas compras feitas pela internet, a lei garante o “direito ao arrependimento”, ou seja, que o consumidor tem o direito de desistir da compra em até sete dias depois de receber o produto, sem necessidade de justificativa. O mesmo vale para compras feitas por telefone ou catálogos. O prazo conta a partir da entrega do produto ou do início da prestação do serviço. Nesse caso, o comprador tem direito a receber todo o valor pago, incluindo custos extras, como frete ou taxa de instalação de serviços contratados à distância, de acordo com o Idec.

Atraso na entrega

Em caso de entrega atrasada, fica caracterizado o não cumprimento da oferta, segundo artigos 30 e 35 do CDC, o que dá direito ao consumidor de:

  • exigir que o produto seja entregue imediatamente;
  • aceitar um produto equivalente;
  • cancelar a compra e exigir a devolução do valor pago corrigido.
  • Em caso de erro na entrega, o consumidor pode:
  • recusar-se a receber a mercadoria;
  • pedir a restituição da quantia paga;
  • pedir o abatimento proporcional ao preço.

Se ocorrer algum problema na relação de consumo e a loja negar a troca ou o reembolso, você tem o direito de reclamar e reivindicar uma solução. A melhor forma é amigavelmente, entrando em contato com o fornecedor ou com a ouvidoria das empresas. Em casos onde um acordo amigável não é possível, a recomendação é acionar órgãos de defesa do consumidor ou procurar auxílio jurídico. No Pará, o Procon oferece os seguintes locais de atendimento:

BELÉM

Sede do Procon: 

Segunda a Sexta-feira: 08h às 14h

Endereço: Rua Municipalidade, 1636, esquina com a Travessa Soares Carneiro, no bairro do Umarizal, Belém/PA.

Estação Cidadania – Pátio Belém 

Segunda a Sexta: 10h às 16h

Endereço: Av. Padre Eutíquio, 1078 – Batista Campos, Belém – PA. CEP: 66023-710, Belém/PA.

Usina da Paz da Cabanagem 

Segunda a Sexta-feira: 08h às 14h.

Endereço: Avenida Damasco, no 47, próximo à Estrada do Benjamin. Cabanagem – Belém/PA.

Usina da Paz do Benguí (atendimento suspenso de 14 a 23 de maio)

Segunda a Sexta-feira: 08h às 14h.

Endereço: Estrada do Benguí. S/N. Bairro do Benguí. (ao lado do Parque de Retenção do Detran). Belém/PA.

ANANINDEUA

Usina da Paz do Icuí -Guajará

Segunda a Sexta-feira: 08h às 14h

Endereço: Estrada do Icuí-Guajará, s/n, esquina c/ Av. Independência – Icuí-Guajará, Ananindeua/PA

Estação Cidadania – Shopping Metrópole

Segunda a Sexta: 10h às 16h

Endereço: Rod. BR 316, Km 4, nº 4500, Ananindeua – PA

MARITUBA

Polo Marituba 

Segunda a Sexta-feira: 08h às 14h

Endereço: Rua Fernando Guilhon, 4619 – Centro – Marituba/PA

MARABÁ

Estação Cidadania – Polo Marabá

Segunda a Sexta-feira: 10h às 16h

Endereço: Partage Shopping Marabá, Folha 30, Qd. 15, Lote 10, s/n, Nova Marabá – Marabá/PA

PARAUAPEBAS

Estação Cidadania – Polo Marabá

Segunda a Sexta-feira: 10h às 16h

Endereço: Karajás Shopping, Rodovia Municipal Faruk Salmem, 510, Km 07, Cidade Nova – Parauapebas/PA

SANTARÉM

Estação Cidadania – Polo Santarém

Segunda a Sexta-feira: 08h às 14h

Endereço: Av. Rui Barbosa, 62, Prainha, Santarém/PA

Com informações do Idec e do Procon PA