Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovaram, nesta terça-feira, 5 de agosto, a criação da Política Estadual de Negócios de Impacto. A medida tem o objetivo de articular ações entre órgãos públicos, setor privado e sociedade civil para incentivar investimentos voltados a soluções inovadoras para desafios sociais e ambientais, garantindo também a sustentabilidade financeira dos empreendimentos.
Segundo a deputada Paula Titan (MDB), propositora da matéria, a proposta busca fortalecer redes de parcerias, criar incentivos fiscais e fundos específicos, além de estabelecer programas de formação e incubação para empreendedores. Também prevê a inclusão desses negócios em políticas de compras governamentais e a definição de métricas para acompanhar seus resultados.
“Os negócios de impacto promovem soluções inovadoras para desafios sociais e ambientais”, afirmou a parlamentar. O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do governador Helder Barbalho (MDB).