Açaí
O engenheiro químico e empresário Reinaldo Santos, com planta industrial em Icoaraci, apresentou ontem, para Lula, no Palácio do Planalto, durante a abertura do Plano Safra da Agricultura Familiar, o seu robô “Açaíbot”. O equipamento específico para colher o cacho de “ouro negro” aposenta a peconha e tira a cadeia do açaí da lista americana de trabalho infantil.
Reconhecimento
Com placa e tudo, Helder e Hana homenagearam Nelson Chaves na abertura do Parque da Cidade. Foi ele, como vereador, quem idealizou e lutou pelo logradouro há mais de 40 anos.
Jeep
A loja da Jeep, na Mundurucus com Quintino, passa por reforma para se adequar ao novo padrão visual da marca, porém não parou de funcionar. A Jeep é uma das 27 concessionárias de veículos do grupo do empresário Djalma Bezerra. Aliás, a marca Jeep pertence ao Grupo Stellantis, dono, também, das marcas Fiat, Peugeot, Citroën e Ram.
Bye, bye
O Brasil deve registrar a saída líquida de 1.200 milionários em 2025, segundo levantamento da consultoria Henley & Partners. O volume representa a maior perda entre os países da América Latina e envolve uma estimativa de 8,4 bilhões de dólares (46 bilhões de reais) em riqueza transferida para o exterior.
Sal
O chef Carmelo Procópio e família estão a pleno vapor com a repaginação do Marujos, na praia do Farol Velho, e a abertura da nova Marujos Casa, com pé na areia, antigo Pontal. O melhor pôr-do-sol do Sal, com direito a Dj Albery e cardápio diferenciado.
Mobiliário
Como parte das comemorações dos 14 anos da Donna J Eventos, foram lançadas com exclusividade, em Belém, as peças do conceituado designer dinamarquês Hans J. Wegner, famoso por sua arte minimalista. Destaque para a atemporal Cadeira Y.
Combustível
Os consumidores do Norte continuam pagando o combustível mais caro do País. Cresceu ainda mais, a partir de 2022, quando Bolsonaro privatizou a Refinaria Isaac Sabbá, em Manaus. No ano passado, tal refinaria operou apenas 20,6% da sua capacidade. Por isso, o combustível dela aumentou 25% mais do que as demais refinarias.
Ecoturismo
Com 49% das atrações naturais da Amazônia, o Pará possui grande potencial para o ecoturismo e turismo cultural, especialmente em regiões como Alter do Chão e Marajó.
Vinho
Rodrigo Aguilera e Mayara Hamad colocaram em cena, na Grand Cru, vários rótulos indicados para o clima quente, como o nosso. Entre eles está o premiado chileno San Pedro Sideral, produzido no Vale do Cachapoal.
Em Alta e Em Baixa
EM ALTA
Chocolate
A Gaudens, dos Sicilia, lançou uma edição especial do licor de Castella, em embalagem exclusiva para a COP. Sucesso.
Gastronomia
Estão abertas na internet as inscrições para o SIGA-Simpósio Internacional de Gastronomia da Amazônia. Profissional: 490 reais e estudante: 230.
Atalaia
A Virianduba, barraca do chef Américo Barata, no Sal, mistura o cardápio próprio com o melhor do cardápio da Adega Dionísio, incluindo os vinhos.
EM BAIXA
Saúde
Os planos de saúde acumularam uma alta de 327% em 18 anos. A inflação no período avançou 170%.
Ônibus
Em função do Parque da Cidade, a Avenida Júlio Cesar precisa ganhar algumas linhas de ônibus.
Teatro
O teatro do Pará perdeu um de seus grandes ícones: cônego Cláudio Barradas.