Passageiros do voo Latam 3704, vindo de Brasília (DF) para pousar no Aeroporto Internacional de Belém às 11h desta segunda-feira, 5 de maio, só chegaram ao destino final após às 14h30. Em meio a uma aterrissagem não prevista em Macapá (AP) e muitas informações truncadas, familiares dos ocupantes da aeronave passaram agonia à espera da chegada na capital paraense.
De acordo com um dos viajantes, o voo seguiu para a capital do Amapá, em vez de pousar em Belém, sob a justificativa de que precisava abastecer.
Não houve desembarque, e depois de um tempo considerável de espera, os passageiros foram avisados que não iriam mais levantar voo por motivos de problemas técnicos. O avião só levantou voo de Macapá às 13h22 com previsão de chegada às 14h40.
Atraso e Informações Truncadas
Informações não oficiais compartilhadas no próprio aeroporto de Belém por quem esperava a chegada do 3704 davam conta de que teria havido fechamento do espaço aéreo para a chegada de um integrante da alta cúpula da Força Aérea, e isso teria ocasionado o atraso de tantas horas.
Em nenhum momento a companhia aérea forneceu refeição aos ocupantes da aeronave, e no Aeroporto Internacional de Belém, quem aguardava o pouso reclamava de falta de informações por parte da NOA, administradora do aeroporto.
Em nota, a LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3704 (Brasília-Belém), desta segunda-feira (5/5), precisou ser desviado para Macapá, onde pousou às 11h46, devido a questões operacionais na pista do aeroporto de destino, fato totalmente alheio ao controle da companhia.
Em Macapá, a aeronave precisou passar por uma manutenção preventiva não programada. Após a devida manutenção e liberação, a aeronave foi reabastecida e decolou para Belém às 13h17, onde aterrissou em completa segurança às 14h11.
Por essa razão, o voo LA3523 (Belém-Fortaleza), operado com a mesma aeronave, com previsão inicial de partida às 11h55, precisou ser reagendado para às 17h desta segunda-feira (5/5).
Já a Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Belém, informa que, conforme planejamento previamente acordado com as companhias aéreas que operam no empreendimento, as duas Pistas de Pouso e Decolagem (PPD) do aeródromo permanecerão fechadas das 6h às 11h, entre os dias 5 e 9 de maio de 2025, para a execução de obras previstas no contrato de concessão.
Na manhã desta segunda-feira (5), o voo Latam LA3704, que decolou do Aeroporto de Brasília (DF) com destino a Belém e pouso previsto para as 11h15, chegou de forma antecipada e, por decisão da companhia aérea, optou por não aguardar a reabertura previamente programada da pista, alternando sua rota para o Aeroporto Internacional de Macapá.