A vacinação contra a influenza no Pará foi estendida até o dia 31 de julho de 2025, conforme informações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Embora a campanha de imunização contra a gripe esteja acessível a toda a população, o objetivo permanece o mesmo: imunizar 90% dos grupos prioritários, com ênfase em crianças, idosos e gestantes.
Desde o início da campanha em 2 de setembro, a adesão tem sido gradual, alcançando apenas 41% até o momento. Segundo a coordenadora municipal de Imunizações, Cleise Soares, a decisão de prorrogar a campanha visa aumentar a cobertura vacinal e minimizar as complicações associadas às infecções provocadas pelo vírus da influenza. “As vacinas são nossa principal proteção. É fundamental que as pessoas aproveitem essa chance com a prorrogação da campanha”, ressaltou.
De acordo com Cleise Soares, esta é mais uma oportunidade para aqueles que ainda não receberam a vacina contra a influenza. “Estamos em um período em que os vírus respiratórios estão circulando, e a influenza é um desses vírus. É fundamental que toda a população se imunize para prevenir a gravidade dos casos da doença”, enfatizou.
A imunização está disponível para todos com mais de 6 meses. Entretanto, a coordenadora municipal de Imunizações ressalta a importância de vacinar os grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menos de 6 anos, indígenas que vivem em reservas, gestantes, mulheres em pós-parto, profissionais da saúde, professores e pessoas com 60 anos ou mais.
“Todos os indivíduos com mais de 6 meses podem se vacinar contra a influenza, especialmente os grupos prioritários, que estão entre os mais suscetíveis a complicações graves da gripe”, destacou.
Ontem (03), várias pessoas se beneficiaram da extensão do prazo de vacinação na unidade de saúde do Portal da Amazônia. Entre elas estava seu João Felicidade, de 69 anos, que foi receber a vacina contra a gripe. “Eu soube que prorrogaram a vacinação e decidi vir me vacinar hoje. Acredito que é fundamental se vacinar, principalmente agora que o tempo está chuvoso e eu já estou na terceira idade. Quanto mais conseguimos nos proteger desses vírus, melhor”, afirma.
Para se vacinar, é só levar um documento de identificação com foto (CNH ou RG), o CPF, e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). e, se possível, a caderneta de vacinação. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.