Brasil

Senado pode alterar limites para enquadramento no Simples

Proposta de atualização da tabela para categorização de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Simples Nacional é aprovada no Senado.

Proposta de atualização da tabela para categorização de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Simples Nacional é aprovada no Senado.
Proposta de atualização da tabela para categorização de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no Simples Nacional é aprovada no Senado. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado pode atualizar a tabela para enquadramento na categoria de microempresa ou empresa de pequeno porte. Uma proposta (PLP 127/2021) foi aprovada em 2022 na Comissão de Assuntos Econômicos e recebeu emendas em Plenário, que fizeram com que o projeto voltasse para uma nova análise da CAE. O senador Irajá (PSD-TO) defendeu os ajustes para facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores.

O projeto de lei foi apresentado pelo então senador por Santa Catarina, Jorginho Mello, hoje governador do estado. A iniciativa atualiza os limites de receita bruta anual para enquadramento no Simples Nacional. Pela proposta, o teto da categoria de microempresa passará de 360 mil para 427 mil e quinhentos reais anuais. Já as empresas de pequeno porte seriam aquelas com faturamento de 427 mil e quinhentos até 5 milhões e 700 mil reais. Para o senador Irajá, do PSD do Tocantins, essa é uma atualização necessária.

A proposta recebeu emendas no Plenário para devolver à Receita Federal a iniciativa de cobrança de créditos tributários que já estão na dívida ativa, em vez da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, como aprovado anteriormente na CAE. Com isso, o projeto será votado novamente pelo colegiado

Fonte: Rádio Senado