Grande Belém

Com médicos em greve, PSM do Guamá só atende 'casos graves'

O PSS selecionou 60 enfermeiros que deverão atuar nas políticas públicas de saúde realizadas pela Sesma em diversos pontos Divulgação
O PSS selecionou 60 enfermeiros que deverão atuar nas políticas públicas de saúde realizadas pela Sesma em diversos pontos Divulgação

Em greve devido aos atrasos nos pagamentos dos plantões, os médicos que trabalham no Pronto-Socorro do Guamá esclareceram, em comunicado ao Sindicato da categoria, que o atendimento dos casos de urgência e emergência está sendo feito utilizando-se o Protocolo de Manchester que estabelece a classificação de atendimento conforme gravidade. Segundo os profissionais, os casos classificados como não urgentes estão sendo orientados a procurar outros serviços como UPAs e HPSM da 14 de março.

A equipe média reiterou que a remuneração dos trabalhadores está atrasada por quase 60 dias. “A equipe ressalta ainda que as verbas pleiteadas pelos médicos são referentes a salários e que, portanto, possuem natureza alimentar, merecendo especial proteção, já que tanto o regime jurídico único que prevê o pagamento de salário até o último dia de cada mês, quanto o art 459 § 1º da Consolidação das Leis do Trabalho estabelece o pagamento até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido”, informa o comunicado.

Os profissionais aguardam que a situação seja solucionada com urgência por parte da Secretaria de Saúde do Município para que o atendimento seja normalizado o mais brevemente possível.

“Estamos negociando com a gestão da Secretaria de Saúde com o objetivo de equacionar os atrasos nos pagamentos e a solução para repor equipamentos e medicamentos necessários para a prática da boa medicina”, diz Wilson Machado, diretor do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), que se reuniu, na última segunda-feira, com o titular da Sesma Pedro Anaisse. Durante o encontro, Anaisse prometeu fazer parte dos pagamentos ainda nesta semana e pediu 90 dias para um diagnóstico completo dos problemas a serem solucionados.

Prefeitura informa que não atraso e que pagamento será feito até amanhã

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que os plantões dos médicos que atendem no Pronto Socorro Humberto Maradei (PSM do Guamá) serão pagos até esta sexta-feira, 10 de fevereiro.

A Sesma reforça que o pagamento dos plantões ocorre em até 60 dias após os plantões realizados a cada mês e que, portanto, está dentro do prazo estabelecido para o pagamento, conforme ocorreu durante todos os meses de 2022.

Portanto, não há atraso no fluxo de pagamento dos referidos plantões. A Sesma aguarda o restabelecimento imediato dos atendimentos em sua totalidade por parte dos médicos, evitando prejuízos à população que busca pelo serviço.