A abertura dos trabalhos legislativos de 2023 na Câmara Municipal de Belém ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, com a realização de sessão solene, da posse de dois novos vereadores e da nova mesa-diretora da Casa.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da solenidade e apresentou a mensagem do Poder Executivo, contendo programas de governo já executados, em execução e a previsão das obras e serviços que serão realizados neste ano.
Edmilson Rodrigues destacou as conquistas na saúde municipal com o avanço da vacinação contra a covid-19 na cidade e distritos, tornando Belém a terceira capital que mais vacinou no Brasil. A entrega de moradias populares, como é o caso dos residenciais Maracacuera l e ll, a retomada do Viver Outeiro e das obras da nova Vila da Barca, que se encontravam paralisadas, também foi destacada pelo prefeito.
Outros avanços apontados pelo prefeito foram as obras de saneamento da Bacia da Estrada Nova, com previsão de conter os alagamentos durante os períodos de chuvas intensas nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, além de parte da Batista Campos. O projeto de reforma do Ver-o-Peso, orçado em R$ 60 milhões, também foi anunciado com destaque na mensagem do Executivo Municipal.
Analfabetismo zero
Também foram citados na mensagem ao Legislativo avanços na área da educação municipal, como as reformas em diversas escolas e a meta que de tornar o analfabetismo em Belém extinto, além de assegurar até o final do mandato o pagamento do piso salarial dos professores da rede municipal de educação sem retirar nenhuma vantagem dos profissionais.
“Temos usado a estratégia de projetar Belém no cenário nacional e internacional para tentar buscar recursos para a cidade. Vamos atrás de investimentos para resolver problemas estruturais”, informou o prefeito Edmilson Rodrigues. Ele ressaltou a indicação de Belém para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em 2025 (COP-30).
O prefeito também alertou aos vereadores a situação econômica de Belém, que ainda requer atenção. Mas, demonstrou confiança na mudança desse cenário, já que o atual governo federal se mostrou comprometido em ajudar a cidade.
Posse de novos parlamentares
Antes das atividades oficiais da CMB para o primeiro período de 2023 iniciarem ocorreu a posse de dois novos vereadores da Casa Legislativa. Wellington Magalhães (MDB) e Gisele Freitas (Psol) – que representa o mandato coletivo Bancada das Mulheres Amazônidas-, foram empossados como vereadores. Eles assumiram as vagas deixadas por Zeca Pirão (MDB) e Lívia Duarte (Psol), respectivamente, eleitos deputados estaduais e que também tomaram posse na Assembleia Legislativa do Pará nesta quarta-feira.
Nova mesa-diretora
Iniciando os trabalhos do Legislativo Municipal ocorreu a composição da nova mesa-diretora da Câmara Municipal de Belém, com a posse do novo presidente e demais dirigentes para o biênio 2023-2024. A nova mesa da CMB ficou assim composta – Presidente: John Wayne (MDB); 1° Vice-presidente: Igor Andrade (Solidariedade); 2° Vice-presidente: Enfermeira Nazaré Lima (Psol); 1° Secretário: Allan Pombo (PDT); 2° Secretário: Emerson Sampaio (PP); 3ª Secretária: Bia Caminha (PT); 4° Secretário: Fábio Souza (PSB).
“A nossa relação entre a Câmara e a Prefeitura é, institucionalmente, uma parceria que vem dando certo. Eu e os demais vereadores já deixamos bem claro para o prefeito Edmilson Rodrigues, que tudo o que for projeto de extrema importância para a nossa capital será apreciado e votado com a máxima urgência”, explicou o novo presidente da Câmara, John Wayne.
“Espero que a Câmara siga, como tem feito e seja solidária com o povo de Belém. Eles são representantes do povo, votando em projetos que servem para beneficiar a vida do povo. Eu espero isso do vereador John Wayne, que é o novo presidente da casa, e dos demais vereadores”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Fonte: Agência BelémA abertura dos trabalhos legislativos de 2023 na Câmara Municipal de Belém ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, com a realização de sessão solene, da posse de dois novos vereadores e da nova mesa-diretora da Casa