Grande Belém

Sem receber, médicos das UPAs da Marambaia e Jurunas restringem atendimentos

Os médicos da UPA da Marambaia atendendo apenas casos graves. Foto: Divulgação
Os médicos da UPA da Marambaia atendendo apenas casos graves. Foto: Divulgação

Os médicos das UPAs do Jurunas e Marambaia, em Belém, estão negociando o pagamento dos salários atrasados desde novembro do ano passado. Os profissionais iniciaram uma paralisação, restringindo os atendimentos aos casos graves. Segundo informou o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as negociações.

Foi anunciada a participação do representante da Organização Social Insaúde, que administra as unidades e que estará em Belém hoje para reunir-se com a Prefeitura e, em seguida, encontrar  com os médicos, às 14h no Jurunas e 16h na Marambaia para definir uma posição sobre os pagamentos.

“A categoria médica se mantém mobilizada, em Assembleia Geral Extraordinária,  para deliberar a qualquer momento sobre a paralisação”, informou o Sindicato, em nota distribuída à imprensa.

Na Marambaia, os médicos que fazem plantões na UPA reivindicam a regularização dos pagamentos, já que o último repasse realizado foi referente apenas os dez primeiros dias do mês de novembro de 2022. O movimento irá restringir os atendimentos a 30% do fluxo, atendendo só os casos mais grave.

O QUE DIZ A SESMA

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém informou que as Unidades estão funcionando normalmente nesta quarta-feira. A Sesma reforça que as respectivas unidades são administradas por uma Organização Social (OS), responsável pela contratação e pagamento dos médicos que atendem nestas unidades.

“A nova gestão da Secretaria tem mantido o diálogo com todas as OS’s que administram três Upas na capital e se comprometido com o repasse dos recursos referentes ao exercício corrente. A Sesma ressalta, por fim, que foi por conta dessas tratativas que as OS’s retomaram o atendimento normal durante este mês de janeiro e assumiram o compromisso de manter a regularidade no funcionamento de todas as Upas”, informou a Secretaria.