Grande Belém

Hemopa vai funcionar normalmente no final de semana

Segundo o Ministério da Saúde, evidências indicam que a transfusão pode transmitir o vírus, com risco de infecção de 38% pelo paciente que recebe o sangue contaminado. Casos graves aumentam para 180 diasFoto: Divulgação
Segundo o Ministério da Saúde, evidências indicam que a transfusão pode transmitir o vírus, com risco de infecção de 38% pelo paciente que recebe o sangue contaminado. Casos graves aumentam para 180 diasFoto: Divulgação

A Fundação Hemopa informa que estará funcionando de forma contínua para coleta de sangue neste final de semana, dias 28 e 29, nas cidades de Belém, Tucuruí, Santarém e Altamira. Com isso, o hemocentro busca manter abastecido o estoque de sangue da rede hospitalar pública e privada do Pará, composta atualmente por mais de 200 hospitais.

O estoque técnico de sangue é mantido graças à solidariedade de centenas de doadores voluntários em todo o Pará. A comerciante Patrícia Rodrigues Costa, 36, fez a sua parte e  aproveitou para fazer a primeira doação deste ano. Ela foi responsável pela organização de uma Caravana Solidária que trouxe voluntários de Castanhal até a sede do Hemopa, em Belém, para ajudar uma paciente de sua cidade que precisa da transfusão de sangue para sobreviver.

Patrícia contou que se sentiu muito bem e confortável em sua primeira experiência, e já disse que essa foi a primeira de muitas outras doações que pretende fazer. Ela confessou que não tinha conhecimento de que poderia doar sangue também aos fins de semana e destacou a importância do serviço de coleta nestes dias.

“A maioria das pessoas trabalha durante a semana ou tem dias muito corridos, então, essa possibilidade de vir ao Hemopa aos finais de semana é muito bem vinda, pois, dá pra conciliar o descanso e o lazer com uma boa ação e ser solidário com o próximo.”

Sábado (28)
Belém – O serviço de coleta de sangue será mantido normalmente na sede do Hemocentro e na Unidade de Coleta Castanheira, de 7h30 as 17h.

Domingo (29)
A Unidade de Coleta Castanheira estará aberta das 8h às 15h, com a finalidade de atender quem visita o shopping para o lazer.

Critérios para doar sangue:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Para quem teve Covid-19, pode  doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

Endereços:
*Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Batista Campos.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h, e no sábado, das 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118.

*Posto de coleta do Castanheira
Rodovia BB-316, KM 01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira.
(em frente à entrada do Shopping Castanheira).
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Sábados, das 7h30 às 17h.
Domingos, das 8h às 15h.
Contato: 0800 280 8118.