Sávio Barreto foi eleito o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pará (OAB-PA). A chapa liderada por ele obteve 4.673 votos, contra 4.115 da chapa derrotada, encabeçada pelo candidato à reeleição, Eduardo Imbiriba. Ao todo, 36 locais de votação foram disponibilizados em todo o Estado, com mais de 13 mil advogados aptos a votar. Em Belém, a votação ocorreu na Grande Loja Maçônica, localizada na travessa do Chaco, no bairro do Marco, das 9h às 17h. No mesmo local, foi realizada a apuração dos votos registrados na capital.
“A primeira missão é aproximar a Ordem dos advogados da sociedade. Ela precisa estar atenta e vigilante em relação a todos os direitos que impactam a sociedade civil: direitos humanos, meio ambiente, direito à moradia, direito à saúde. Precisamos incorporar essas pautas de volta à OAB”, afirmou o presidente eleito. Barreto, de 46 anos, formou-se em Direito em 2002, é sócio-fundador do escritório Barreto & Costa e mestre em Direitos Humanos pela UFPA.
Sávio concorreu ao lado de Brenda Araújo, 38, eleita vice-presidente da OAB-PA. Além de advogada, Brenda é pós-graduada em Processo Civil e Direito Administrativo. Apesar da intensa rivalidade durante a campanha, ela pediu união após o resultado. “A partir de janeiro de 2025, não interessa em que número cada um votou, a advocacia vai ser só uma e a OAB vai estar de portas abertas para todos e todas as advogadas”, enfatizou.
No comitê de campanha de Sávio e Brenda, a festa foi marcada por muita animação. Assim que se confirmou que a chapa adversária não teria mais possibilidade de virar o resultado, os apoiadores começaram a celebrar. A posse dos eleitos está marcada para janeiro de 2025. O mandato durará três anos. As urnas utilizadas na votação foram as mesmas disponibilizadas nas eleições gerais e municipais do Brasil, fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).