VITÓRIA DA OPOSIÇÃO

OAB-PA: Chapa encabeçada por Sávio Barreto e Brenda Araújo vence eleição

Conheça a chapa vitoriosa nas eleições da OAB-PA: Renova OAB (Chapa 15) liderada por Sávio Barreto e Brenda Araújo.

OAB-PA: Chapa encabeçada por Sávio Barreto e Brenda Araújo vence eleição OAB-PA: Chapa encabeçada por Sávio Barreto e Brenda Araújo vence eleição OAB-PA: Chapa encabeçada por Sávio Barreto e Brenda Araújo vence eleição OAB-PA: Chapa encabeçada por Sávio Barreto e Brenda Araújo vence eleição
A chapa 'Renova OAB' foi a vitoriosa
A chapa 'Renova OAB' foi a vitoriosa

A chapa “Renova OAB” (Chapa 15), encabeçada por Sávio Barreto e Brenda Araújo, foi a vitoriosa nas eleições realizadas nesta segunda-feira, 18, pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará. Eles comandarão o órgão no triênio 2025-2027. A eleição contou com urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PA.

A chapa liderada por ele obteve 4.673 votos, contra 4.115 da chapa derrotada, encabeçada pelo candidato à reeleição, Eduardo Imbiriba. 

Mais de 13 mil advogados estavam aptos a votar. Dos 28.445 advogados atualmente inscritos na Ordem, 13.378 estavam aptos a votar em 36 locais de votação em todo o Pará, incluindo a capital. Em Belém, a votação ocorreu na Grande Loja Maçônica do Estado do Pará, localizada na Trav. do Chaco, no bairro Marco.

Duas chapas disputam o pleito. Pela situação, encabeçando a “Chapa 10 – Inclusão, União e Independência”, concorre à reeleição Eduardo Imbiriba, tendo como vice Cristina Lourenço. A chapa da oposição é a “Renova OAB”, encabeçada pelos advogados Sávio Barreto e Brenda Araújo. Sávio e Brenda concorrem pela segunda vez.

Quem é o novo presidente e a nova vice?

Advogado desde 2002, Sávio Barreto é sócio-fundador do escritório Barreto & Costa. Graduado e Mestre em Direitos Humanos pela UFPA, também é professor universitário, atuando nas áreas constitucional, cível, consumidor, falimentar e recuperacional. A candidata a vice-presidente, Brenda Araújo é graduada pela UNAMA, e pós graduada em Processo Civil e Direito Administrativo pela PUC. Escreve e ministra aulas sobre legal design e improbidade administrativa. Foi vice-presidente da comissão de combate à corrupção e improbidade administrativa da OAB-PA.

Barreto afirma que seu grupo apresenta um projeto alternativo de gestão para a OAB-PA “em oposição a uma gestão que perdura a mais de 15 anos nas mãos das mesmas pessoas, a qual se distanciou dos interesses da advocacia e da sociedade”. O projeto tem como ponto de partida, segundo ele, “a triste constatação de que a OAB\PA regrediu em diversos aspectos nos últimos anos”, gerando a necessidade de reconstruir sua relação institucional com os demais poderes e com a sociedade civil.

“Esse retrocesso se faz sentir em especial em serviços essenciais da instituição, como na Escola Superior da Advocacia e na Caixa de Assistência, que não atendem satisfatoriamente a advocacia, especialmente a quem está no início da carreira e no interior do Estado”, critica.

O plano de gestão da “Renova OAB” quer reaproximar a gestão da advocacia, ”restaurando a luta pela defesa das nossas prerrogativas, com ênfase na necessidade de combater permanentemente a morosidade da Justiça”. A OAB-PA, garante Barreto, voltará a tratar das pautas sociais, priorizando assuntos relevantes para a sociedade, inclusive com ajuizamento de demandas coletivas.

A Caixa de Assistência vai incorporar as melhores práticas e experiências que estão sendo desenvolvidas com êxito em outras seccionais. “A advocacia vai ver a despesa com sua anuidade retornar ao seu bolso por meio dos serviços e vantagens oferecidos pela Caixa. Finalmente, vamos abrir a caixa preta do financeiro da OAB/PA e expor o detalhamento de todas as suas receitas e despesas, permitindo que a advocacia confira a destinação de seus recursos”, diz a candidata a vice, Brenda Araújo.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.