Grande Belém

PMB sorteia 420 MORADIAS em Outeiro. Veja lista dos pré-selecionados!

Prefeitura de Belém realiza sorteio on-line das últimas unidades do Residencial Viver Outeiro. 
Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Prefeitura de Belém realiza sorteio on-line das últimas unidades do Residencial Viver Outeiro. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Diego Monteiro

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), sorteou, na tarde desta quinta-feira, 26, 420 unidades habitacionais no Residencial Viver Outeiro. Mais de 180 mil grupos familiares se cadastraram para o sorteio, que foi realizado no auditório do Gabinete do Prefeito, na presença de representantes do Ministério Público e Defensoria Pública.

O Residencial Viver Outeiro, localizado no bairro do Itaiteua, possui 1.008 apartamentos. Com este novo sorteio, o número de unidades já foi totalmente preenchido.

Foram convidados ainda movimentos de luta pela moradia e de comunidades de Belém, que puderam acompanhar toda a programação, além de tirar dúvidas quanto aos processos. “A obra foi paralisada, mas com a ajuda do ministro das Cidades voltamos a sonhar novamente com o projeto. Um compromisso assumido com todos”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol).

De fato, o projeto de pré-seleção só foi possível graças ao retorno das obras com recursos garantidos pelo Ministério das Cidades, durante uma reunião, no último dia 6, com o titular da pasta, Jader Barbalho Filho, e o prefeito Edmilson. Naquela ocasião, o ministro sinalizou interesse no resgate de obras abandonadas pela gestão passada do Governo Federal.

No mesmo dia, foi apresentado um estudo detalhado da situação das obras e as propostas para a garantia da execução de mais de três mil unidades habitacionais, por meio de parceria entre a Prefeitura de Belém e o Ministério das Cidades. 

Esperança

Com base em um levantamento realizado há 15 anos, o déficit habitacional foi estimado em mais de 90 mil imóveis na capital paraense. No entanto, os especialistas acreditam que esse número pode ser ainda maior, já que ao observar os dados do Programa Municipal Viver Belém, mais de 180 famílias se inscreveram na esperança de receber a casa própria.

Segundo Edmilson Rodrigues, essa é uma vitória para o povo de Belém. “Esse empreendimento é essencial para a redução do déficit habitacional na cidade. Esta é uma obra que iniciou e paralisou, mas com a ajuda do ministro das Cidades podemos voltar a sonhar com esse projeto. Um compromisso assumido com todos, com significativa participação financeira do Ministério”, afirmou o prefeito.

De acordo com a prefeitura, as obras do Residencial Viver Outeiro alcançaram mais de 85% do total executado, com mais de R$ 62 milhões investidos. Sobre a estrutura, os apartamentos possuem dois quartos, cozinha, área de serviço e banheiro, com detalhes em cerâmica. Na parte externa, as famílias poderão contar ainda com estacionamento para cada moradia. 

“É um processo totalmente transparente, sem favorecer ninguém. A Secretaria de Habitação carrega esse mérito de ter transformado a nossa cidade na única onde o cidadão pode acompanhar de perto o que está sendo feito, ou seja, só receberá o seu apartamento quem efetivamente for sorteado e comprovar que merece ter esse dinheiro ao apresentar a documentaçao”, completou Edmilson. 

Selecionados

Os pré-selecionados devem ir à Sehab para concluir a entrega dos documentos exigidos para habilitação ao programa de moradia social. São necessários: identidade com foto, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Renda, comprovante de residência, e folha atualizada do NIS (Número de Inscrição Social no CadÚnico), de preferência colorido.

A Secretaria Municipal de Habitação fica localizada na avenida Pedro Miranda, 2494, próximo à Travessa Alferes Costa, no bairro da Pedreira. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Inscrição

Interessados em participar dos sorteios, podem se inscrever no link: sistemas.belem.pa.gov.br/viver-belem. Ainda neste ano, além do Residencial Viver Outeiro, outras mil famílias devem ser contempladas com as casas do Viver Mosqueiro. Também estão previstas a conclusão e entrega de 202 moradias na Vila da Barca e de outras 64 no Portal da Amazônia ainda este ano.

Os sorteados devem comparecer em até 15 dias úteis, após a publicação da listagem no Diário Oficial do Município de Belém (DOM), na sede órgão de habitação.

VEJA ABAIXO A LISTA DOS PRÉ-SELECIONADOS

https://agenciabelem.com.br/multimidiaSGN/anexo/26.01.2023/fc9d895cfc2345c98d5af58b059b3b14.pdf