Cintia Magno
No local onde costumam trafegar dezenas de veículos todos os dias, a avenida Presidente Vargas, o que ganhou espaço na manhã de domingo (22) foram brincadeiras, atividades esportivas e diferentes manifestações culturais. Na terceira edição do projeto Avenida Cultural, realizado pela Prefeitura de Belém, a população tomou as ruas mais uma vez para aproveitar as opções de lazer que atendiam a diferentes públicos.
Moradora do distrito de Outeiro, a dona de casa Eloane Cristine Costa, 35 anos, aproveitou a manhã de domingo de folga para levar a filha Juliane, de 6 anos, para aproveitar a Avenida Cultura, no centro da cidade. “É ótimo para trazer as crianças para elas terem um momento de lazer. Elas passam a semana toda estudando, tem aquela correria, então, quando chega domingo elas querem se divertir, brincar”, considerou, enquanto acompanhava a filha que brincava com os legos no tapete estendido na via. “Nós viemos de Outeiro para dar essa volta, aproveitar o domingo mesmo”.
Além do espaço para legos, desenho e pintura, a criançada ainda contou com pula-pula e atividades esportivas como futebol e voleibol. Com a larga avenida interditada para o trânsito dos carros, o espaço foi preenchido pelas brincadeiras assistidas por servidores da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
Pai das pequenas Pérola, de três anos, e Ágata, de um ano, o técnico em segurança André Prestes, 36 anos, também aprovou a iniciativa e lembra que a ideia, apesar de já ser realizada em outras capitais, foi uma boa novidade para Belém.
“Isso já acontece em outros Estados e em Belém não tinha, então, eu acho muito bom que tiveram essa iniciativa. Seria melhor ainda se tivesse uma vez por mês, um domingo por mês e que não fosse só na avenida Presidente Vargas, mas que chegasse nas periferias também”, considerou. “É muito bom para as crianças se divertirem. Hoje em dia qualquer lazer é pago, então, qualquer lazer gratuito para as crianças é bom, é bem-vindo”.
Além das atividades infantis, apresentações musicais nos dois palcos montados na via, além de apresentação da banda da Guarda Municipal de Belém. Presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), o secretário Michel Pinho reforçou a importância da iniciativa. “É importante destacar duas coisas, primeiro que estamos festejando o aniversário de Belém e se der a gente festeja até o ano que vem. A segunda é identificar que fechar a rua para o carro no domingo e possibilitar que as pessoas tenham um exercício cidadão, curtindo a cidade, curtindo a cultura e a música é um dever e um compromisso dessa Prefeitura”.