HOMENAGEM

Sábado: Romaria da Juventude e Ciclo Romaria celebram Maria

Com expectativa de reunir 16 mil pessoas, a Ciclo Romaria tem saída da Basílica Santuário de Nazaré. Já a Romaria da Juventude seguirá do Santuário de Aparecida até a Basílica. Cerca de 60 mil jovens devem participar

Jovens das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém, com organização da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), promovem a 21ª Romaria da Juventude. Este ano sairá da Paróquia São João Paulo II, no Souza, com chegada à Praça Santuário. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Jovens das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém, com organização da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), promovem a 21ª Romaria da Juventude. Este ano sairá da Paróquia São João Paulo II, no Souza, com chegada à Praça Santuário. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Romaria da Juventude e Ciclo Romaria são as duas procissões oficiais da quadra nazarena a serem realizadas neste sábado (19). As romarias reúnem milhares de fiéis pelas principais ruas de Belém em mais uma oportunidade de homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Seja de bicicleta ou entoando cânticos, os romeiros demonstram a ligação com a santa e aproveitam para pedir por proteção e agradecer as bênçãos alcançadas.

Neste sábado, às 8h, será realizada a oitava romaria oficial do Círio: a Ciclo Romaria. Com expectativa de participação de 16 mil pessoas, a procissão tem saída da Basílica Santuário de Nazaré e percorre 14 quilômetros pelas principais ruas do centro da cidade até retornar ao ponto de partida, com aproximadamente duas horas de duração. Este ano, a decoração do carro berlinda, com a imagem peregrina está a cargo de Simone Cosme.

Criada em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, a estimativa de público é de 10 mil pessoas, entre ciclistas e devotos, acompanhando a passagem da romaria. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Oficializada em 2004, a Ciclo Romaria foi criada por solicitação da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci. Esta romaria visa incentivar a prática de exercícios e celebrar a fé em Nossa Senhora. Os participantes são estimulados a demonstrar a fé com a decoração das bicicletas em homenagem a Nossa Senhora.

Aquele que adornar com maior criatividade é premiado com uma bicicleta pela Diretoria da Festa de Nazaré. Os prêmios também valem para os dois grupos de pedal mais animados e com maior número de integrantes.

“A Ciclo Romaria não atende só os praticantes do pedal, mas também pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte, para o seu trabalho, que solicitam uma bênção especial. É um passeio muito agradável em que Nossa Senhora abençoa essas pessoas porque a bicicleta vive no meio de carros, no meio de tanto sufoco hoje no trânsito da nossa cidade, que é tão complicado. É uma forma de pedir bênção para ser protegido por Nossa Senhora o ano todo para poder praticar seu esporte, fazer seu trabalho ou pedalar por aí”, esclarece Antônio Sousa, diretor de procissões.

Com o lema “Em oração com a Virgem de Nazaré, a juventude avança com fé”, a 22ª Romaria da Juventude seguirá do Santuário de Aparecida, na Pedreira, rumo a Basílica Santuário de Nazaré. Com saída às 16h, neste sábado, a expectativa é que 60 mil jovens sigam em procissão após uma missa, celebrada às 15h pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio Assis Ribeiro. Este ano, a decoração berlinda de Nossa Senhora também está sob responsabilidade de Simone Cosme.

Iniciada em 2001, a Romaria da Juventude é uma procissão preparada pelos jovens e para os jovens, momento em que homenageiam Nossa Senhora de Nazaré. Esta é uma das duas romarias com partida e percurso diferentes todos os anos. Além disso, a procissão é considerada uma das mais animadas.

Devoção

A prática do esporte e o estímulo ao lado espiritual foi o que motivou Jorge Farias, 65, a idealizar, junto ao grupo de ciclistas “Salve Jorge”, uma romaria que envolvesse as duas realidades. Em atividade há mais de 30 anos, o grupo foi um dos precursores da Ciclo Romaria e um dos principais incentivadores para que fosse oficializada, em 2004.

Romeira – Taiana Alves. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

O primeiro ano como Guarda de Queluz marcou a primeira participação de Tayana Alves na Romaria da Juventude, em 2017. Esta não é a única procissão que ela participa na quadra nazarena. No segundo sábado de outubro, ela participou da Trasladação como voluntária da Cruz Vermelha pela segunda vez. Já no domingo do Círio, ela pagou promessa como romeira da corda de Nossa Senhora, o que considera o fortalecimento da relação que tem com Maria.

Mesmo participando por sete anos com a juventude, acompanhar Nazinha, em 2024, terá um impacto diferente. “A Romaria da Juventude me traz aquele fogo de servir a Maria, renovando a minha fé assim como ela renova o manto dela todo ano. Este ano é mais especial porque sai da Paróquia de Aparecida, que é a minha santa de devoção. Por esse fato eu estou chamando todo mundo para ir em grupos. Dessa vez, vou levar os meus primos para participarem pela primeira vez da Romaria da Juventude como adolescentes”, conta Tayana

A alegria e o fervor dos jovens por Nossa Senhora de Nazaré é o que motiva a estudante a sempre estar presente. “Nós vemos todos os nossos amigos indo e a gente vê uma multidão de jovens que se abdicam de poder estar em lazer para servir Maria e estar naquele momento, na presença dela, cantando e louvando Nossa Senhora naquele calor humano”, conclui a acadêmica de biomedicina.