LEGISLATIVO

Delegados da Polícia Civil do Pará terão correção salarial

A iniciativa, do Poder Executivo estadual, foi aprovada durante a sessão de ontem, 15, pelos deputados da Assembleia Legislativa (Alepa).

Delegados da Polícia Civil do Pará terão correção salarial Delegados da Polícia Civil do Pará terão correção salarial Delegados da Polícia Civil do Pará terão correção salarial Delegados da Polícia Civil do Pará terão correção salarial
Novos membros tomam posse na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) após a posse dos prefeitos de Belém e Marabá.
FOTO: Baltazar Costa AID / ALEPA

A remuneração dos delegados da Polícia Civil passará por uma revisão para eliminar a defasagem salarial. A iniciativa, do Poder Executivo estadual, foi aprovada durante a sessão de ontem, 15, pelos deputados da Assembleia Legislativa (Alepa). A alteração atinge ativos e inativos em 20% do vencimento-base.

Segundo a mensagem do governador Helder Barbalho (MDB) enviada ao parlamento estadual, “o projeto busca eliminar a defasagem remuneratória e, por conseguinte, proceder à valorização da carreira de Delegado de Polícia Civil, autoridade policial prevista na Lei Complementar Estadual n° 022, de 15 de março de 1994, atendendo ao compromisso do Pará com as relevantes atribuições constitucionais da polícia judiciária”.

“O governo do Pará entendeu a necessidade da categoria, mas ainda é preciso avançar mais. A Polícia Civil tem muito o que caminhar, mas há um diálogo com o Governo do Estado, o que antes não havia. O meu muito obrigado a todos pela aprovação desse projeto”, reconheceu o deputado delegado Nilton Neves (PSD), presidente da Comissão de Segurança da Alepa.

TEA

Durante a mesma sessão foi aprovada a lei que institui o Programa Estadual de Atenção e Inclusão “Autista nas Empresas”. O objetivo é garantir oportunidades de emprego e crescimento profissional para este público.

De autoria do deputado Lu Ogawa (PP), a proposta define propósitos e cria o selo de reconhecimento “Empresa Amiga da Pessoa Autista”.

Detran

Pela parte da tarde, a Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJRF), de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), além das Comissões de Segurança Pública e de Transporte aprovaram o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran). O projeto é de autoria do Poder Executivo e está apto para ser votado em plenário.

Após a aprovação, o deputado Eraldo Pimenta (MDB), relator do projeto celebrou a vitória juntamente com os servidores. “Quero parabenizar a todos que nos acompanharam, diligenciaram para que desse celeridade a essa conquista e parabenizar a todos que merecem essa vitória”, afirmou o deputado, reforçando que foi um pedido do próprio governador que fosse dada celeridade à tramitação da proposta. “É um dia importante porque após sete anos de luta pela revisão do nosso plano de cargos e salários, finalmente chegou a nossa aprovação. Essa é uma pauta que traz a valorização e o resgate da dignidade dos servidores dessa autarquia de trânsito tão importante para o povo do Pará”, disse Denis Sampaio, presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindtran).