INFRAESTRUTURA

Governo avança com obras de infraestrutura na região metropolitana de Belém

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), impulsiona o desenvolvimento da mobilidade urbana, com benefícios significativos para os moradores e condutores de veículos. 

Governo avança com obras de infraestrutura na região metropolitana de Belém Governo avança com obras de infraestrutura na região metropolitana de Belém Governo avança com obras de infraestrutura na região metropolitana de Belém Governo avança com obras de infraestrutura na região metropolitana de Belém
Governo avança com obras de infraestrutura na região metropolitana de Belém

As obras de infraestrutura na região metropolitana de Belém seguem em ritmo acelerado. O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), impulsiona o desenvolvimento da mobilidade urbana, com benefícios significativos para os moradores e condutores de veículos. 

Um exemplo claro desse avanço é a construção da ponte sobre o rio Maguari, que conectará estrategicamente a avenida Augusto Montenegro, em Belém, à avenida Hélio Gueiros, em Ananindeua. As obras, iniciadas este mês, vão facilitar o deslocamento das pessoas, ampliar as possibilidades de acessos e dar maior fluidez ao trânsito.

“A ponte terá 230 metros de comprimento e 11,20 metros de largura. É uma obra essencial que reduzirá o tempo de deslocamento da população, além de minimizar os congestionamentos diários causados pelo grande fluxo de veículos”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.

EXPECTATIVA

Os moradores da região também estão otimistas com as mudanças. “Eu acho que esse projeto com certeza vai melhorar nosso deslocamento. Para eu chegar à Augusto Montenegro, por exemplo, preciso dar uma volta enorme e acabar enfrentando engarrafamentos. Essa ponte vai trazer mais facilidade e melhorar nossa rotina”, comentou Felipe Costa, auxiliar administrativo.

Além de morar próximo da futura ponte, o operário Jean Saías, de 53 anos, também está trabalhando na obra. “Estou muito feliz em poder contribuir na construção desse grande projeto, eu moro aqui perto e melhorar muito a minha vida, a vida da minha família e de todos aqui do entorno”, concluiu.

NOVA PONTE ICOARACI/OUTEIRO

Ali próximo, outro projeto de grande relevância para a região é a nova ponte Icoaraci/Outeiro, que já está com mais de 45% de execução. A obra trará benefícios significativos para o transporte de pessoas e cargas entre os distritos de Outeiro e Icoaraci. Além disso, as obras da nova ponte avançam rapidamente, com intensificação dos trabalhos noturnos para garantir maior agilidade no cronograma. A ponte será fundamental para melhorar a mobilidade entre os distritos e fortalecer a economia local.

Atualmente, a construção está na fase de cravação das estacas do mastro central, uma etapa fundamental da estrutura estaiada. As fundações em ambas as margens já foram concluídas, e a construção da mesoestrutura na margem de Icoaraci teve início. A nova ponte, que ligará a 6ª e a 7ª Ruas de Icoaraci à rua da Brasília em Outeiro, terá 414 metros de extensão, com duas pistas para veículos e motocicletas.

O trecho central da ponte será sustentado por cabos de aço, garantindo dois vãos de navegação de 117 metros de largura cada, o que permitirá maior segurança para o tráfego de embarcações na área.

“As melhorias na mobilidade urbana são essenciais para a região metropolitana de Belém. Essas obras são fundamentais porque reduzem o tempo de deslocamento da população para pontos estratégicos da cidade. Quando concluídas, essas infraestruturas trarão mais qualidade de vida e segurança no trânsito”, destacou Adler Silveira, secretário da Seinfra.

Essa será a segunda ponte entregue pelo Governo do Estado no distrito de Icoaraci, após a reconstrução da primeira ponte, concluída e inaugurada em fevereiro de 2023. A primeira ponte continua a beneficiar mais de 100 mil pessoas que vivem na Ilha de Caratateua, além de ser um importante acesso para os frequentadores das praias fluviais da região.