CIDADE DAS MANGUEIRAS

Turistas aproveitam Círio para passear em pontos turísticos de Belém

Festividade é também uma ótima chance de conhecer o que a capital paraense tem de bom.

Turistas aproveitam Círio para passear em pontos turísticos de Belém Turistas aproveitam Círio para passear em pontos turísticos de Belém Turistas aproveitam Círio para passear em pontos turísticos de Belém Turistas aproveitam Círio para passear em pontos turísticos de Belém
Turistas conhecem a cerâmica regional. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
Turistas conhecem a cerâmica regional. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Os pontos turísticos de Belém bombaram um dia após o Círio de Nazaré. Turistas de todos os cantos do Brasil aproveitaram a data festiva para conhecer melhor a cidade e provar da nossa cultura através dos cheiros, da gastronomia e dos artesanatos. O Complexo Feliz Lusitânia, Ver-O-Peso e a Estação das Docas receberam inúmeros visitantes, que aproveitaram a oportunidade do Círio para levar um pedacinho de Belém na bagagem comprando perfumes cheirosos, peças de cerâmica, brinquedos de miriti, camisas regionais e a famosa cachaça de jambu. 

“A cidade é muito bonita e organizada”, essa foi a primeira impressão da turista Joseilda Sarmento, de 77 anos. Natural de Recife, ela veio pela primeira vez a Belém acompanhar o Círio de Nazaré, que achou de “uma beleza ímpar”. Na chegada, na última sexta (11), ela aproveitou para conhecer um pouco a cidade antes do Círio. Passada a procissão, ela aproveitou o tempo extra para visitar mais pontos turísticos que, junto com a grande romaria e a vista da Baía de Guajará, encantaram a aposentada, que ainda nem tinha ido, mas já queria voltar. 

“Foi a primeira vez que acompanhei o Círio, amei e já estou pensando em voltar. Muitas coisas são boas aqui: comida, o atendimento do pessoal, as pessoas são muito simpáticas e atenciosas, você não encontra ninguém de cara feia. Cheguei na sexta, já dei um passeio, fui ao comércio, conheci o lugar da antiga prisão e fui ao Mangal das Garças. No domingo foi o Círio, mas hoje já estamos por aqui pelo Ver-O-Peso. Tá sendo tudo lindo, a procissão foi muito bonita, fiquei maravilhada com o rio, principalmente à noite, tudo nota dez”, afirmou. 

De passagem pelo Pará, Daniel Teófilo, 48, visitou algumas localidades que não conhecia quando morou em Belém, entre 2001 e 2005. O Porto Futuro e o Boulevard da Gastronomia foram alguns dos novos equipamentos públicos que o interessou na visita à cidade, que, segundo ele, cresceu bastante em quase vinte anos. Porém, os passeios para as ilhas do estado ganharam maior espaço na agenda turística do cearense, a qual incluiu Ilha de Cotijuba, Combu e Ilha do Marajó.

“Dessa vez eu tive a impressão de tudo ser maior, muito mais pessoas no Círio e muito mais turismo. Hoje (segunda) vou fazer uma coisa que nunca fiz, eu e a minha esposa vamos para a ilha do Combu, vamos passear, conhecer os restaurantes e vamos na fábrica de chocolate artesanal da Dona Nena. Viemos aqui no Ver-O-Peso comprar umas bebidas e uns cheiros e a nossa intenção é ir ao Marajó. Vi uns lugares em reforma, muitas obras que estão para inaugurar, principalmente na Doca e na Almirante Tamandaré”, relatou o engenheiro. 

QUER VOLTAR

Natural do Espírito Santo, Larissa Ventorim, 43, fez uma passagem relâmpago em Belém para acompanhar o Círio de Nazaré. Mesmo com a volta marcada para segunda (14), ela aproveitou o tempo livre para conhecer a Basílica de Nazaré e a Igreja da Sé, o Forte do Presépio, Ver-o-Peso e a Estação das Docas. Apaixonada pela cidade, ela volta para casa pensando em trazer, na próxima oportunidade, família e amigos para também conhecerem as maravilhas da capital do estado. 

“A cidade é linda, eu tô apaixonada. Hoje eu volto para Fortaleza, onde moro atualmente, e estou aproveitando para conhecer os pontos turísticos próximo do Ver-O-Peso. Já quero muito voltar com o meu marido, meus filhos, quero trazer amigos, quero que eles vivam o Círio igual eu vivi. Muitas coisas me chamaram atenção aqui. No Círio, eu fiquei fascinada pela fé na corda, aquilo ali é uma coisa surreal. Entre os pontos turísticos, a Estação das Docas, eu fiquei apaixonada. Eu fui à noite, estava lindo, um lugar super aconchegante, super receptivo ao turismo. Tudo muito lindo”, afirmou a jornalista. 

Foi a terceira vez que Patrícia Davidson, 49, veio a Belém, mas a primeira oportunidade de participar do Círio. Moradora do município de Santo André, na Grande São Paulo, ela disse que a comida, os passeios e a relação dos paraenses com Nossa Senhora de Nazaré foram os pontos que mais chamaram atenção. Apesar disso, ela avaliou que a capital ainda precisa de mais cuidados, já que o setor de turismo tem um grande potencial e deve ser melhor explorado. 

“Gosto muito da comida e dos passeios, que são lindos. Eu fui para a Ilha do Combu, ainda não conhecia e achei maravilhoso. A ligação do paraense com Nossa Senhora de Nazaré também é muito bonita e forte, a cidade tem uma energia boa. Só fiquei um pouco preocupada porque parece que a cidade está mal cuidada, se tivesse um pouco melhor iria bombar ainda mais no turismo. Dessa vez, eu vim para aproveitar o Círio, mas não tem como não levar uma lembrancinha. Ainda vou dar um passeio na Estação das Docas”, disse a advogada.