A primeira romaria do sábado, 12, teve início cedo em Ananindeua, onde estava a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Aproximadamente 700 mil fiéis, acompanharam os 24 km do trajeto, saindo às 5h30, logo após a Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças e chegando no Trapiche de Icoaraci para dar início ao Círio Fluvial.
O Círio Fluvial, é a quarta romaria oficial – que sai do Trapiche do Distrito de Icoaraci com destino à Escadinha da Estação das Docas.
As embarcações já estão concentradas perto do trapiche de Icoaraci para o início do Círio Fluvial, que acontece logo após a missa. A romaria navega pela Baía do Guajará em direção à Escadinha do Cais do Porto, localizada na Praça Pedro Teixeira, na Avenida Marechal Hermes, no bairro da Campina. A partir desse ponto, começa a Motorromaria, que tem um percurso de aproximadamente 2,6 quilômetros. O trajeto segue pela Escadinha do Cais do Porto, avança pela Avenida Presidente Vargas, dobra em direção à Avenida Nazaré e termina no Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Magalhães Barata.