CÍRIO 2024

DOL e RBATV vão transmitir ao vivo a Trasladação

A transmissão será conduzida pelos jornalistas Diego Beckman e Cácia Medeiros e contará ainda com Lana Oliveira e Lucas Contente

Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará
Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

Fernanda Palheta

Na noite deste sábado (12), o DOL, em parceria com a RBATV, transmitirá ao vivo, pelas redes sociais, a Trasladação, uma das principais romarias do Círio de Nazaré. Durante o cortejo, a imagem peregrina de Nossa Senhora será levada da Basílica Santuário até a Igreja da Sé, de onde partirá a romaria oficial no domingo.

A transmissão será conduzida pelos jornalistas Diego Beckman e Cácia Medeiros, que acompanharão o evento desde a missa no Colégio Gentil Bittencourt até o encerramento da procissão.

Para a apresentadora Cácia Medeiros, devota de Nossa Senhora de Nazaré, a programação deste ano terá um toque especial. Além de celebrar uma graça alcançada, a jornalista verá pela primeira vez seu filho participando da procissão, uma tradição em sua família. Ela afirma que os espectadores podem esperar muita informação e curiosidades sobre o Círio.

“Estou muito feliz com o convite do DOL para participar da transmissão da Trasladação. Ano passado foi incrível, e estou ansiosa para a chegada de sábado. A equipe está super afinada, e teremos muitas curiosidades, informações e imagens únicas dessa procissão, que para mim é uma das mais representativas. Isso porque é a romaria que minha família acompanha há muitos anos, e meu filho caçula, Caio, participará pela primeira vez. Então, para mim, será algo especial. Espero conseguir transmitir toda a emoção, amor e devoção que tenho por Nossa Senhora de Nazaré, que já derramou muitas bênçãos na minha vida. Posso dizer com certeza que recebi muitos milagres de Nazinha. Ano passado, por questões de saúde, não pude estar nas ruas com meus colegas da emissora acompanhando as procissões, e pedi pela minha cura – recebi essa graça. Agora, espero compartilhar essa emoção, minha gratidão, meu amor e minha devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Convido todos a acompanhar essa transmissão, que será muito especial. Sei que muitas pessoas, paraenses e devotos de Nossa Senhora de Nazaré que vivem fora do Pará e até fora do Brasil, estão ansiosos pela transmissão do DOL, para poderem acompanhar a Trasladação do início ao fim. Vai ser emocionante, e espero que todos estejam conosco nessa experiência”, convida.

“O grupo RBA tem tradição na cobertura das manifestações de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré. E o DOL, como um dos veículos do grupo, inova na transmissão ao vivo da Trasladação, já pelo segundo ano consecutivo. Nenhuma emissora comercial transmite essa romaria. Por isso, vamos fazer o melhor possível para que os devotos acompanhem a trajetória da imagem peregrina, que sai do Colégio Gentil até a Catedral de Belém, e ao longo da caminhada recebe muitas homenagens”, completa.

Ruas

Nas ruas, Lana Oliveira estará ao vivo trazendo reportagens e entrevistando devotos, personalidades e outros participantes da procissão. Para ela, que participa pelo segundo ano consecutivo da transmissão, a programação é uma forma de levar ao público que, por algum motivo, não poderá estar no cortejo, histórias emocionantes de fé em Nossa Senhora de Nazaré.

“A expectativa para a cobertura de mais um ano na Trasladação está grande, porque é sempre uma sensação de alegria e, ao mesmo tempo, desafiadora por conta da grandiosidade da festa de Nossa Senhora de Nazaré. Ano passado fizemos a estreia nessa transmissão e já foi um sucesso. Acredito que este ano será ainda melhor e o público vai poder acompanhar toda a procissão de casa e conferir histórias emocionantes, pois estarei na rua trazendo todos os detalhes dessa manifestação de fé”.

Redes sociais

Direto da redação integrada do Grupo RBA, o jornalista Lucas Contente acompanhará a interação com o público nas redes sociais, comentando em tempo real e compartilhando histórias, curiosidades e comentários dos internautas. A missão dele será trazer o espectador para dentro da transmissão e viabilizar essa interação entre os apresentadores.

“Pelo segundo ano consecutivo, será uma honra participar dessa transmissão tão importante que é a Transladação. Meu objetivo é trazer o espectador para dentro da transmissão, fazendo com que ele interaja com a Cácia e o Diego. Quero também proporcionar um espaço para que o público possa compartilhar sua devoção à Nossa Senhora de Nazaré, contando histórias e testemunhando as graças alcançadas por meio da padroeira dos paraenses. Tenho certeza de que, assim como no ano passado, a transmissão deste ano será um sucesso. Isso porque é feita com muito carinho por uma equipe extremamente competente e dedicada, com um único objetivo: entregar o melhor conteúdo e fazer você viver o Círio, onde quer que esteja”, prometeu o jornalista.

Um olhar diferenciado graças à experiência de integrar a Guarda da Santa

Para Álvaro Borges, diretor de jornalismo da RBATV e responsável pela transmissão, o segundo ano do projeto pioneiro do Grupo RBA será mais um sucesso, com uma programação diferenciada nas redes sociais do DOL.

“O DOL, em parceria com a equipe da RBATV, foi pioneiro na transmissão da Trasladação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, alcançando grande sucesso no ano passado. Nossa expectativa é repetir esse êxito novamente. Contamos com equipes atuando internamente, reportagens especiais, câmeras capturando todos os momentos da imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao longo do trajeto e cenas que retratarão a emoção dos fiéis, além de repórteres que registrarão essa emoção de perto. Acredito que será mais um ano de sucesso, com uma equipe comprometida em realizar um trabalho diferenciado, levando aos leitores e telespectadores nas redes sociais e no canal do DOL no YouTube um momento único. Estamos confiantes de que será um evento marcado por muita emoção e sucesso”, projetou o jornalista.

Sonho realizado

Diego Beckman promete trazer muitas curiosidades sobre a procissão, algo que ele entende bem, já que faz parte do quadro de guardas da Santa há 12 anos. Além disso, o jornalista vê essa transmissão como uma realização profissional e garante que o público terá uma cobertura completa da procissão.

“Primeiro, é uma honra. Era um objetivo profissional que eu tinha: participar da transmissão do Círio, um sonho que agora vou realizar. A equipe dará o seu melhor para os internautas, seja para aqueles que estão em Belém, fora da capital ou até mesmo fora do estado, e que desejam acompanhar a trasladação. Acima de tudo, vamos trazer dinamismo, informação, curiosidades e bastidores que muitos desconhecem sobre o que acontece ao longo da Trasladação. Por exemplo, como funciona a questão da Berlinda? Como ela para? Há todo um mecanismo para que ela ande e pare corretamente. As bandeiras ao longo do Círio não são apenas um elemento estético, há toda uma estratégia por trás delas. A experiência que tenho como membro da Guarda de Nazaré há 12 anos me ensinou muito, e este ano poderei contribuir com todo esse conhecimento, tanto nas matérias especiais do DOL quanto agora, nesta transmissão. Vai ser uma estreia muito boa, algo realmente interessante. Quem vai ganhar com isso é o internauta, que não só verá a Trasladação pelo DOL, mas também conhecerá mais sobre tudo o que envolve essa procissão, esse Círio noturno, que a cada ano atrai mais jovens, crianças e adultos”, concluiu.