Apresentado na noite de hoje na Basílica Santuário, o Manto de Nossa Senhora de Nazaré do Círio 2024, está inspirado no tema “Perseverar na oração, com Maria, a mãe de Jesus”.
Segundo a Arquidiocese de Belém, o manto conta a história da perseverança de Maria, Mãe de Jesus. Desde o seu sim, na Anunciação, até a entrega de seu Filho na Cruz. “Maria perseverou para que a vontade de Deus fosse cumprida, e para que todos nós fôssemos salvos”, detalha.
A frente do Manto traz dois grandes lírios, que simbolizam a bondade e ternura de Maria. “E em todo o Manto podemos ver arabescos em linha de ouro representando as bençãos que emanam da Cruz de Cristo, e em cada uma delas, flores simbolizando a intercessão de Maria. O fundo do Manto é bordado com 240 metros de fio de ouro, revestidos de cristal transparente. Os arabescos feitos à mão também foram feitos neste mesmo material em 12 tipos de linhas diferentes”, continua.
Na parte posterior, tem ao centro o “M” de Maria envolvido por uma moldura de arabescos que simboliza a berlinda de Nazaré, com seus anjos e suas flores. Abaixo do “M” o maior sim de Maria, “Eis aqui a serva do Senhor” vem gravado em uma flâmula de prata com acabamento dourado. Mais abaixo uma medalha comemorativa em homenagem aos 50 anos da Guarda de Nazaré. “Acima do “M”, a Cruz de Cristo relembra o sacrifício pela salvação da humanidade, derramando sangue e água, pela purificação dos pecados”, informa.
O manto conta também com mais de 200 zircônias de 1 quilate cada, em toda a borda simbolizando as muitas Ave Marias que devemos rezar no nosso dia a dia.
“As flores representam a singela beleza da Mãe de Jesus, são feitas de diversos materiais nobres como cristais, pérolas, prata, e pétalas de tecido bordadas a mão. O broche tem a imagem de Nossa Senhora da Divina Providência, à qual os padres Barnabitas têm uma devoção especial e está envolta em um terço azul de topázios”, finaliza.