A primeira romaria do Círio 2024, o Traslado dos Carros, teve início às 20h desta quarta-feira, 9, com concentração em frente à Basílica Santuário. A romaria é uma das 14 oficiais do Círio e conta com a participação da Imagem Peregrina. A procissão terá um percurso de 5 km e a expectativa é que 30.000 devotos estejam participando da romaria, que já é uma das mais tradicionais da quadra nazarena, apesar de recente.
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Arquidiocese de Belém anunciaram em dezembro de 2019 o Traslado dos Carros como uma Romaria Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A ideia da nova procissão foi sugerida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, juntamente com a Diretoria, pelo fato de reunir muitos devotos em oração e pela representatividade dos carros como símbolos da festa.
Os carros, que representam diferentes aspectos da festa, estarão em exposição na Praça Santuário durante todo o dia, das 7h às 17h. Entre eles, destaca-se a Berlinda, que carrega a imagem da Virgem de Nazaré, e outros carros como o de Plácido, a Barca da Guarda Mirim e o Carro da Saúde, que homenageia os profissionais de saúde.
A tradição dos carros remonta a 1805, quando a Rainha de Portugal, Dona Maria I, determinou a inclusão do Carro de Dom Fuas Roupinho, que remete ao milagre que deu início à devoção a Nossa Senhora de Nazaré. A Berlinda, usada desde 1855, é um símbolo importante da romaria, sendo a atual a quinta de sua história.
A romaria é uma oportunidade para os devotos expressarem sua fé e agradecerem as graças recebidas, com cada carro simbolizando diferentes promessas e devoções do povo paraense.