Faltando poucos dias para a festa da Rainha da Amazônia, a Casa da Mãe de Nazaré já se prepara para acolher os fiéis que peregrinam de diversas partes do Brasil e do mundo. São dias de intensa dedicação para que o templo fique em perfeita organização.
O olhar zeloso dos Padres Barnabitas, responsáveis pela Basílica de Nazaré há mais de 100 anos, é fundamental. Os objetos sacros também passam por cuidados. Alguns foram encaminhados para restauro, um gesto de zelo para estes que são bastante utilizados durante as diversas celebrações realizadas durante 15 dias ininterruptos. Além disso, as peças de bronze do altar passarão por polimento.
Padre Josué Bosco, prefeito de sacristia, relata o cuidado histórico desses sacerdotes. “São 105 anos de cuidado com a casa de Nossa Senhora, e todos os dias nos preocupamos em deixar o ambiente limpo, silencioso e seguro para que todos os romeiros aproveitem a oportunidade de conhecer com tranquilidade a única Basílica em terras amazônicas. E mesmo neste ano com a Basílica em restauro, nós padres Barnabitas não descuidaremos da segurança dos romeiros, da acolhida e de deixar a casa propícia para um momento de oração, um momento de encontro com Deus, com os amigos, com seus familiares”, diz.
O campanário da Basílica de Nazaré, conhecido pela sua relevância com as badaladas que remetem à emoção que é viver o Círio. Considerados uns dos maiores ícones que representam o templo, passaram por manutenção em agosto, já para operar em pleno funcionamento durante a quinzena nazarena. O trabalho é feito pela empresa RSR Carrilhões e Campanários, especialista no serviço. “Pouco antes do Círio nós nos deslocamos até aqui para fazer uma revisão mais minuciosa. Nesse ano fizemos a pintura na estrutura geral dos nove sinos, revisão dos motores e dos martelos elétricos, revisão também na parte de automação dos painéis, ajuste e lubrificação para que tudo funcione”, conta Sérgio Ricardo Zanini, engenheiro elétrico responsável.
As caixas de som também passaram por manutenção, para que a Palavra de Deus seja escutada com clareza pelos fiéis que participarão das inúmeras celebrações que fazem parte da programação do Círio de Nazaré. “Queridos devotos e devotas de Nossa Senhora de Nazaré, venham com alegria visitar a Basílica Santuário, pois estamos prontos e preparados para receber com dignidade o povo de Deus para mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, convida Padre Josué.
A Basílica Santuário de Nazaré funcionará nos seguintes horários:
de 01 a 10 de outubro: abertura às 6h e fechamento às 20h.
de 11 a 26 de outubro: abertura às 5h e fechamento às 21h.