MOBILIDADE

Agentes da Jica inspecionam obras do BRT Metropolitano

Avanço da reestruturação da BR-316 é constatado durante inspeção do Governo do Pará e Jica nos canteiros de obras

Obras contram com frentes de trabalho dia e noite. Foto: Divulgação
Obras contram com frentes de trabalho dia e noite. Foto: Divulgação

Representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) estiveram em Belém nesta terça (24) e quarta-feira (25) inspecionando as obras de reestruturação da Rodovia BR-316, no trecho entre Belém e Marituba. Eles também se reuniram com gestores dos órgãos à frente no projeto – Leila Martins, diretora-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Eduardo Ribeiro, da Agência de Regulação de Transportes (Artran) e Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra). O projeto, que abrange pouco mais de 10 quilômetros da BR-316, é executado pelo NGTM, com 78% de financiamento do governo japonês e 22% do Tesouro estadual.

A equipe da Jica foi formada pelos agentes Kiyotaka Miyake e Katsuya Ishihara. Na terça (24), eles constataram os avanços nas obras na rodovia e se reuniram com os gestores estaduais. A visita faz parte do cronograma de acompanhamento da execução do projeto, que visa reestruturar as condições de mobilidade urbana na principal via de entrada e saída da capital paraense, beneficiando cerca de 2,5 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Belém.

“O acompanhamento presencial da Jica é fundamental para checar de perto o progresso e os desafios das obras. Mostramos os avanços e o empenho para entregar a obra no prazo, como a abertura de novas frentes de trabalho noturno e acompanhamento de perto do Estado junto à construtora”, informou a engenheira Leila Martins, gestora do NGTM.

Eles vistoriaram obras de drenagem na rodovia, do terminal de passageiros de Marituba e das passagens inferiores (túneis).

O BRT Metropolitano abrange os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. O sistema de transporte deve reduzir o tempo de viagem na RMB, com a reestruturação dos primeiros 10,8 km da BR-316. O projeto prevê a construção de 22 km de ciclovia, 13 passarelas, 13 estações de ônibus, dois terminais de integração, quatro túneis e um viaduto (já entregue), além de pavimentação de pistas, construção de calçadas, urbanismo e sistema de drenagem.