ACOLHIMENTO

Casa de Plácido precisa de doações para atender romeiros do Círio

A coordenadora ressalta que, no momento, os itens com maior demanda são produtos de limpeza, higiene pessoal e assepsia.

Rotina dos voluntários da Casa de Plácido durante a quadra Nazarena. 
 Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Rotina dos voluntários da Casa de Plácido durante a quadra Nazarena. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Com a finalidade de acolher os romeiros que vêm de diversas regiões do Estado para participar do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Casa de Plácido está em busca de doações, mais uma vez, para proporcionar um acolhimento mais humano aos peregrinos este ano.

Maria da Conceição Rodrigues, paroquiana e coordenadora da Pastoral da Acolhida, que desempenha suas atividades na Casa em parceria com a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), destaca que o local ainda está aberto a receber contribuições.

A coordenadora ressalta que, no momento, os itens com maior demanda são produtos de limpeza, higiene pessoal e assepsia. Além disso, alimentos não perecíveis, especialmente café, leite, aveia, margarina e açúcar, também estão entre as principais necessidades. Outros itens que podem ser doados incluem água mineral, guardanapos, copos e talheres descartáveis. “Ainda estamos recebendo doações e precisamos muito da ajuda de todos. Necessitamos especialmente de água mineral e copos descartáveis”, destaca Maria da Conceição.

Desde 2009, a Casa tem recebido milhares de fiéis, oferecendo um local de acolhimento para que os devotos possam descansar após longas horas de caminhada em cumprimento às suas promessas.

Neste ano, são 504 voluntários inscritos, organizados em diversas equipes, como as de limpeza, cozinha, liturgia, música, saúde, massagem, lava-pés, manutenção, acolhimento de romeiros e coordenação geral. Conforme o relatório da Casa de Plácido do ano anterior, cerca de 66 mil refeições foram oferecidas, incluindo café da manhã, almoço e jantar, para as 206 caravanas que passavam pelo local, com cada caravana contando entre 10 e 1000 participantes. A previsão é que, neste ano, esse número dobre.

A Casa de Plácido será inaugurada oficialmente no dia 9 de outubro, às 18 horas, mas antes disso já começará a receber caravanas de romeiros. Entre os dias 9 e 12 de outubro, a casa funcionará durante 24 horas. No sábado (12), permanecerá aberta até meio-dia, enquanto no domingo (13) e na segunda (14), estará fechada.

BAZAR

No próximo sábado (28), a pastoral promoverá um bazar com produtos a preços acessíveis, cujo objetivo é arrecadar doações para a compra de proteínas, verduras e legumes que serão utilizados nas refeições do centro social. “Estamos preparando para coletar doações, como carne e frango, além de verduras e legumes, que são servidos nas três refeições diárias dos romeiros. Neste momento, estamos mobilizando todos os esforços para oferecer o melhor atendimento a esses fiéis que vêm de longe cumprir suas promessas”, explica.

As doações podem ser entregues na Casa Imaculado Coração de Maria, antigo prédio do Exército, que fica entre a travessa 14 de março e a alameda Dom Alberto Ramos, em Belém.